quinta-feira, 25 de julho de 2013


O milagre da multiplicação dos peixes




Era o ano de 1717.
O Conde de Assumar, governador da Província de São Paulo, viajava pelo Vale do Paraíba, e seria recebido com um banquete na Vila de Guaratinguetá.
A população entrou em alvoroço. Era tão raro receberem uma visita naqueles tempos, e visita importante, era um acontecimento!
O que serviriam no banquete para o ilustre representante da Coroa Portuguesa e toda a sua comitiva? Resolveram que iriam preparar um jantar à base de peixe. A comissão que organizava os preparativos chamou então os pescadores e lhes pediu que trouxessem todo o pecado que conseguissem na Vila. Mas, o peixe parece que tinha sumido do rio Paraíba. O que se pescava, mal e mal dava para alimentar a família dos pescadores da região!
Preocupados com a situação, três amigos puseram suas canoas na água: Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves. Haveriam de pescar, pouco que fosse, mas já ajudaria no banquete. Jogaram suas redes muitas vezes no rio, e, para seu desencanto, elas insistiam em voltar vazias.“Vamos à última tentativa”, deliberaram e, desta vez, a rede de João Alves apanhou algo. Ele a trouxe com cuidado, mas, em vez de peixe, o que encontrou foi  um objeto parecido com o corpo de uma santa. Olhou bem para ele: a veste longa, os anjinhos na volta do globo que seus pés pisavam e a lua crescente: Nossa Senhora da Conceição, ele reconheceu. Já tinha visto várias vezes essa imagem no altar, mas, onde estava a cabeça? Ele colocou  o corpo da imagem no fundo do barco, e, cheio de esperança, lançou novamente sua rede na água. E, novamente a rede não voltou vazia. Desta vez, trouxe em sua malha a pequenina cabeça da santa, que encaixou no corpo feito uma luva. Os três pescadores, entenderam aquilo como um sinal  dos céus. Depois de reverenciarem a Santa,deixaram-na no fundo da canoa de João. Confiantes, lançaram novamente suas redes ao rio, e, desta vez, veio tanto peixe que mal coube nas canoas: estavam presenciando um milagre!O pescado foidistribuído em todas as casas, e sobrou muito, ainda,para o banquete para o Conde de Assumar.
Claro que a notícia correu de boca em boca e espalhou-se não apenas pela vila, mas por toda a região.Vinha gente de todo o Vale querendo ver a imagem da Santa que provocou aquele milagre. Por devoção e gratidão, ergueram na beira do rio uma capela, que transformou-se em igreja, que transformou-se em catedral, que transformou-se em basílica e que tornou  a Santa padroeira do Brasil. Salve Nossa Senhora Aparecida! Salve! Salve!
Mas...não foi essa mesma que lançaram nas águas lá em Jacareí?
Vai saber...assim contam os antigos...
(Ludmila Saharovsky)


Imagem Original de Nossa Senhora  da Conceição, encontrada
nas águas do Paraíba, sem o manto que a caracteriza, hoje, como Aparecida




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.