sábado, 6 de julho de 2013


Salve 9 de julho!



"Tais foram os fatos que eu vi; os fatos em que tomei parte; os fatos que por meu comando se realizaram; os fatos de que participei como chefe e como testemunha; os fatos que me conduziram à luta, à prisão, ao exílio, á perda de amigos, de posições e de bens; os fatos de que me recordo como os melhores de minha vida. Se eu pudesse muda-los, não os alteraria em nada, e os sofreria de novo; se pudesse, novamente os provocaria. Porque só com este exemplo, renovado e muitas vezes renovado, até o sacrifício final, teria dado ao meu país o que de melhor resta de mim :o amor a seu povo e à liberdade a que ele tem direito” (Gal. Euclydes Figueiredo)

1932 – A Revolução Constitucionalista  no Vale do Paraíba

“Cachoeira Paulista foi o ponto de concentração de tropas da frente norte, e dali partiam os soldados para as diversas cidades onde havia combates: Areias, Bananal, Silveiras, Queluz, Cruzeiro. Em Cachoeira instalou-se o quartel general da 2ª.D.I.O Divisão de Infantaria em Operações, sob o comando do então coronel Euclydes Figueiredo. A primeira tropa chegou A Cachoeira às 8:30 da manhã de 10 de junho. Era o destacamento policial de Guaratinguetá. Às nove horas começaram a chegar os destacamentos das cidades vizinhas e uma hora depois já havia um total de 86 praças agrupados no pátio da cadeia. Ao meio dia chega o tenente Belmiro, da Força Pública, que se reúne com o prefeito e o delegado, explicando o que estava acontecendo na capital; ”tratava-se  de um levante militar apoiado pelo povo contra a ditadura”. Simultaneamente desembarcava na estação ferroviária de Cachoeira uma força do 6º.Regimento de Infantaria de Caçapava.” (Costa, Joaquim 1981, pág.3 Jornal Valeparaibano VP Documento Revolução de 32:A participação do Vale)


Bateria Anti aérea em Silveiras, foto do blog: www.tudoporsaopaulo1932.blogspot.com


Um comentário:

  1. Nasci e cresci em São Paulo, capital, onde me lembro de inúmeras vezes ter ouvido de meu pai: -"Paulista verga mas não quebra". Mesmo fora de São Paulo, continuo paulista em todos os estados em que andei, e, sobretudo, nunca esquecendo o nosso 9 DE JULHO. Salve o soldado constitucionalista brasileiro. Salve M.M.D.C.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.