segunda-feira, 26 de agosto de 2013


Fundação de Jacareí, uma outra possibilidade!


Quero expor aqui, também, uma outra possibilidade, sobre quem fundou Jacareí, levantada General Euryale de Jesus Zerbini, nas inúmeras conversas que tivemos. Estudioso da língua tupi-guarani, pesquisador entusiasta de nossa história, especialmente do período de entradas e bandeiras, o General acreditava que Jacareí poderia ter sido fundada pelo Padre José de Anchieta, numa de suas andanças pelo interior da Capitania de São Vicente. Em sua divisa achava-se o território desse antigo sítio às margens do Paraíba.

Zerbini propôs essa possibilidade, porque existem conjecturas de que o início da povoação tenha sido no Largo do Avareí. Segundo ele, Avarehy vem de Abarehyg, que significa Rio do Padre. Que padre seria esse, senão o famoso Anchieta? Assim, a Igrejinha do Avareí, cuja construção é do século XVIII, seria uma capela bem mais antiga. No entanto, segundo Lencioni , as terras alagadiças, pantanosas e malsãs próximas ao Avareí, empurraram os primeiros habitantes para a busca de terras mais altas, começando a Villa a crescer a partir do Largo da Matriz, onde ergueu-se a Igreja.

"O largo do Avareí encontrava-se, originalmente, ilhado por um braço do Paraíba e por locais alagadiços ou pantanosos. Todo o trecho que fica além dos trilhos da Central do Brasil até a Escola Agrícola sempre foi baixo, um verdadeiro charco, somente melhorado à custa de contínuos aterros. Devemos considerar também que, para quem chegava ao local, vindo de São Paulo, acompanhando ou descendo o Paraíba de canoa, desde a Aldeia da Escada, chegaria primeiro próximo à Matriz." (Lencioni,B.S. 1994, pág 61)

No entanto, é o Largo do Avareí que aparece retratado por Jean Baptiste Debret, que chegou ao Brasil em 1816, integrando a Missão Artística Francesa, chefiada por Joaquim Lebreton, encarregado de realizar cenários para a festividades da Corte de D. João VI. O percurso realizado por Debret em terras paulistas teria ocorrido entre 1827 e 1829, quando ele passou pelo Vale do Paraíba. Nesse período foram retratadas, em aquarela sobre papel, as Villas de Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba, Nossa Senhora D’ Aparecida, Guaratinguetá e Bananal, e, em bico de pena sobre papel, São Miguel das Areias (hoje Areias) e Lorena.

6 comentários:

  1. Em minha opinião, pautada nas pesquisas do Prof. Lencioni, nem Antonio Afonso, nem Padre Anchieta e sim os 35 homens que aparecem como fundadores da Villa, conforme registro do Boletim do Departamento do Arquivo do Estado de SP- Volume II (1942). "Conforme o Capitão Bento Ferrão determinou: 35 homens fundaram a Villa." Posso provocar? Vale lembrar que foi o insistente pedido de suas mulheres por uma Capela para batizar os filhos, a fim de que estes não morressem pagãos, que impulsionou os homens a procurarem o temido Capitão Mor Bento Ferrão. " Tudo era melhor do que aguentar o bramido das suas 35 mulheres, tementes a Deus, desejando o tal batismo". Trecho do Canto Poético sobre a fundação de Jacareí escrito por Sallete Granato.

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha querida Dinamara Osses! Fico tão feliz que estes textos estejam provocando reflexões!
    Realmente, após inúmeras pesquisas em livros, documentos e textos que fiz para escrever este nosso "Jacareí: Tempo e Memória", creio que alguns equívocos históricos precisam ser esclarecidos, e, um deles, é sobre quem fundou Jacareí. A resposta de que foi Antônio Afonso e seus filhos, como nossas crianças são obrigadas a decorar, não possui comprovação alguma. Não se sabe, inclusive, se Antônio Afonso alguma vez pousou seus pés nesta Villa. Sabemos, por documentos, que Jacareí originou-se em terras da antiga Capitania de Santo Amaro, doada pelo rei D. João III a Pero Lopes de Souza, irmão de Martim Afonso de Souza...mas, onde entra Antônio Afonso na história? Escrevo sobre isto no próximo capítulo. Quanto às 35 mulheres insistindo com seus maridos para batizar os filhos...imagino que deva ter sido, realmente, um impulso e tanto para erguer-se o pelourinho e a capela... :)
    Grande beijo para você!

    ResponderExcluir
  3. O Sr. Ermínio já falecido sogro de meu irmão es combatente da segunda guerra contava que o rio paraíba vinha até a av. 9 de julho e isso já na década de 40 quando voltou da guerra foi convidado pra montar a de sociedade a loja Florêncio com seu amigo Florêncio também vindo da guerra, mas o mesmo não aceitou e nesta loja vendia dinamite pra soltar no paraíba pra pescar, o rio ou as águas eram próximo do armazém por isso eu este lugar ficou só brejo assim como jardim paraíba jardim jacinto, atras do mercadão esses lugares cheguei a conhecer quando era brejo

    ResponderExcluir
  4. Isso reforça sobre a frase de Lecione "O largo do avareí encontrava-se, originalmente, ilhado por um braço do paraiba"

    ResponderExcluir
  5. mas como o Padre Anchieta poderia ter vivido tanto pra fundar Jacarei, sendo que fundou a vila de SÃO PAULO em 1554, e Jacarei é de 1652?

    ResponderExcluir
  6. Em 1653, Jacareí, cujo povoado já existia há bastante tempo, foi elevado à condição de Villa, um ano após a pretensa fundação de Antonio Afonso e seus filhos. Antes da criação da Vila, já havia moradores há muito tempo em todo o Vale. As pessoas que aqui viviam eram simplesmente chamados de "moradores da Paraíba", numa alusão às margens do rio. O largo do Avareí, encontrava-se, então, ilhado por um braço do rio Paraíba. Era a este período inicial, numa época em que aqui era apenas um ponto de parada dos tropeiros, que Zerbine se referia. Época em que Anchieta andou por essa região toda. O General baseava sua hipótese no fato de que, na língua tupi, Avareí seria uma corruptela de Abarehy e que significava "rio do Padre" e somente Anchieta era tratado assim pelos indígenas. Estas conjecturas são dados interessantes para se aprofundar nos estudos sobre a fundação de nossa cidade. Uma leitura muito interessante e esclarecedora sobre esta questão pode ser feita no livro: Jacareí e as questões controvertidas, de Benedicto Sergio Lencioni, Editora Santuário, 1994.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.