terça-feira, 15 de outubro de 2013


Jacareí: A nossa Athenas Paulista

Gimnasio Nogueira da Gama, foto Acervo Público Municipal de Jacareí

1893 - Fundação do Colégio Nogueira da Gama

“Criado pelo Dr. Lamartine Delamare, um homem que possuía a vocação herdada de seu pai Francisco, que fundou escolas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, escolheu Jacareí para instalar um estabelecimento de ensino, que daria a nossa cidade a alcunha de Athenas Paulista.
O local escolhido foi uma chácara, próxima do centro da cidade, no prédio do antigo Educandário Margarida Galvão, que sucedeu ao preventório que abrigava os filhos de hansenianos, que viviam em Jacareí.
Fundado em 23 de julho de 1893, possuía em dezembro do mesmo ano 25 alunos matriculados. A partir do ano seguinte, já chegava às centenas. O Colégio Nogueira da Gama possuía gabinetes de Física, Química, História Natural, biblioteca sala de música, farmácia, duas enfermarias, amplo refeitório, jardins, além de 8 dormitórios que ficavam em prédio separado, um vasto salão de estudos denominado Caetano de Campos, além de outro, também de estudos, denominado Cesário Motta.” (Lencioni, B.S.)

“Com uma frente de 140 m. voltada para o poente, desenvolve-se em vários raios e pavilhões isolados, ocupados pelas diversas dependências do serviço.
A frente, separada da rua por muros e gradis de ferro, dá entrada ao edifício central por amplo portão em cuja parte mais elevada se leem a denominação do estabelecimento e as célebres palavras com que Christo mostrava o seu amor às crianças – Sinete parvulus venire ad me. É uma legenda significativa: Deixae as crianças se aproximarem de mim!”
“Transposto o portão, em uma bifurcação, em que se abre a rua principal, que vae dar ao terraço de entrada, ergue-se um elegante tanque de cimento bonito repuxo, guarnecido por dois canteiros de roseiras e azaleias, em forma de crescente.”

“Os degraus suaves de uma pequena escada dão acesso ao terraço de entrada, ricamente decorada por pinturas a fresco, onde se notam, além das effigies de diversos homens ilustres como Cesario Motta, Caetano de Campos, B. de Macahubas e muitos outros, lindos festões de flores e folhagens e os emblemas das sciencias, das artes, da justiça, etc,. Ao centro da platibanda que se levanta em toda a frente do edifício, domina majestosa a estatua de Minerva tendo a seus pés a inscripção  – Minerva te omnes artes edocuit.”
“Segue-se ainda para a direita a casa de residência da família do diretor”.
“Do recreio dos médios parte em direção à rua que fronteia o Gymnasio extensa galeria com cerca de 12º metros, que se dirige para o suplemento do Gymnasio, vasto prédio de dois andares, onde estão instalados, em amplas salas, os diversos dormitórios, a rouparia, o lavatório, deposito de malas, etc. Em parte do pavimento térreo deste prédio reside com sua família o Sr. Dr. Abel Nazareth Nogueira da Dama, lente dp Gymnasio e irmão do diretor do estabelecimento.”
“A galeria acima, ligada por um viaducto, que atravessa a rua, tem a direita uma casa onde esteve instalada uma banda de música do estabelecimento, e à esquerda dois grandes pomares, um em terreno da chácara principal, com um elegante chalet, onde reside com sua exma família o Sr. Nogueira de Sás, cunhado do diretor do Gymnasio, e outro em terrenos do suplemento, ambos formados de abundante e variado arvoredo cuidadosamente tratado.” (Almeida, T. e Costa Braga )

Prosseguindo a leitura sobre o Gymnasio Nogueira da Gama, ficamos sabendo que o prédio do curso primário ficava anexo ao ginásio e visava preparar os alunos para o estágio seguinte. O curso ginasial era concluído em seis anos e suas matérias eram: Aritmética, Geometria, Trigonometria e Matemática; Geografia, Português, Francês, Inglês, Latim, Grego e Alemão, Desenho, História, Mecânica e Astronomia, Física e Química; Literatura, História Natural, História do Brasil; Lógica. O ginásio conferia certificado de ensino secundário, assim, seus alunos podiam matricular-se nas faculdades, academias ou escolas superiores; obtendo o grau de bacharel em Ciências e Letras. Podiam também se matricular nas universidades estrangeiras, onde fossem reconhecidos os diplomas do Ginásio Nacional. O trabalho desenvolvido pelo Dr. Lamartine Delamare deu-lhe um notável destaque e projeção. Assim, através do decreto no. 3.518, de 2 de dezembro de 1889, assinado pelo Governador Campos Salles, o Nogueira da Gama, de Jacareí, foi equiparado ao Ginásio Nacional, tornando-se o primeiro, em importância, no estado de São Paulo e o segundo do Brasil.
“O Colégio Nogueira da Gama não permaneceu aqui. Em 1920 foi transferido para a cidade de Guaratinguetá onde permanece até os nossos dias.” (Lencioni, B.S.)
Lamartine Delamare faleceu numa sexta feira, dia 28 de março de 1940.

7 comentários:

  1. Uma viagem no tempo, uma Jacareí que não existe mais. Parabéns pela pesquisa. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Edna! Seu olhar é sempre uma festa para mim! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. O decreto nº 3.518 acima citado foi assinado pelo Presidente da República Campos Salles (e não governador, ou Presidente do Estado de São Paulo) em 02 de dezembro de 1899, e não em 1889.
    Vide Coleção de Leis do Brasil - 1899, Página 1392 Vol. 2 pt.II (Publicação Original).

    ResponderExcluir
  4. Decreto nº 3.518, de 2 de Dezembro de 1899
    Concede ao Gymnasio Nogueira da Gama as vantagens de que goza o Gymnasio Nacional.
    O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brazil, attendendo ás informações prestadas pelo delegado do Governo sobre os programmas de ensino e modo por que são executados no Collegio Nogueira da Gama, resolve, á vista do disposto nos arts. 431 do decreto n. 1232 H, de 2 de janeiro de 1891, e 38, paragrapho unico, do de n. 981, de 8 de novembro de 1890, conceder a este estabelecimento de instrucção, sob a denominação de Gymnasio Nogueira da Gama, conforme requereu, as vantagens de que goza o Gymnasio Nacional.
    Capital Federal, 2 de dezembro de 1899, 11º da Republica.
    M. FERRAZ DE CAMPOS SALLES.
    Epitacio da Silva Pessôa.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas correções, sempre bem vindas!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Onde exatamente se localizava esse ginásio? saberia me dizer o que funciona lá atualmente? obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Olá Daniel! Este Ginásio localizava-se onde depois foi o Educandário Margarida Galvão, e hoje é a Secretaria de Educação de Jacareí.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.