quarta-feira, 30 de outubro de 2013


Muda o leito do Rio Paraíba (2)


Foto Aérea de 1938 com curso já modificado do Rio Paraiba
“Pela leitura dos livros da Santa Casa e dos documentos que manuseamos no Arquivo do Estado, constatamos que a mudança do leito de nosso lendário rio foi feita por determinação do Presidente da Província para cortar uma grande curva que então havia entre o bairro do Cassununga e as proximidades do Matadouro Municipal. E como a Santa Casa também andou envolvida na mudança do leito do rio, vamos relatar quanto encontramos.
Em fins de 1850 ou 1851, o influente Barão de Jacareí encaminhou ao Juiz de Paz em exercício, Sr. João da Costa Gomes Leitão, o seguinte embargo:

Ilmo Sr.Juiz. Mal Supplente
Diz o barão de Jacareí, que estando presentemente o Inspetor da Estrada geral abrindo hum Furado para novo encanamento do rio Parahyba, direcção que desvia extraordinariamente o rio da povoação em reconhecido prejuízo do publico, e especialmente do supplicante, porque o seu prédio por onde passa o Parahyba perde consideravelmente de valor, como tudo se mostrará a seu tempo, vem requerer a V.Sa. Mandado de Embargo em dita obra, a fim de que esta não continue, citando-se o inspetor para a audiência deste juízo assistir aos artigos de nunciação e para todos os mais actos da cauza.
E.R.Mcê
a) Barão de Jacarehy
Despacho: Não tem lugar o que o suplente requer, visto o Inspetor da estrada Geral abrindo o dito furado por portaria do Exmo. Snr. Prezidente da Provincia e com sepção do proprietario.
Jacarehy 10 de março de 1851”
            a) Leitão. (Rodrigues, R. 1953, pág. 64).

A foto que ilustra essa matéria foi publicada originalmente na página Retratos da Cidade de Luiz José Navarro da Cruz, no Jornal Semanário de  13 de agosto de 1999

Um comentário:

  1. O Barão achou que podia, tentou e se deu mal.
    Igualzinho como hoje em dia!

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.