terça-feira, 26 de novembro de 2013


1850 – Muda o leito do rio Paraíba


João da Costa Gomes Leitão
O Rio Paraíba mudou de leito!
Ele passava, numa acentuada curva, nos fundos da Santa Casa de Misericórdia, banhando antes o leito da Estrada de Ferro Central do Brasil no Cassununga e completando-se além da Rua 15 de Novembro, passando pelos fundos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
A maior parte dos habitantes de Jacareí, que entrevistei, relatou que ouviram de seus pais a história de que o Coronel Leitão desviara o curso do Rio Paraíba, valendo-se do trabalho de seus escravos, no período de uma noite. Por que o fizera? Cada qual chegou às suas próprias conclusões, conforme poderá ser confirmado nos depoimentos publicados. Essa história, de tão repetida, virou uma lenda que todos conhecem. O real motivo, porém, diverge desse entendimento popular.

“Pela leitura dos livros da Santa Casa e dos documentos que manuseamos no Arquivo do Estado, constatamos que a mudança do leito de nosso lendário rio foi feita por determinação do Presidente da Província para cortar uma grande curva que então havia entre o bairro do Cassununga e as proximidades do Matadouro Municipal. E como a Santa Casa também andou envolvida na mudança do leito do rio, vamos relatar quanto encontramos.Em fins de 1850 ou 1851, o influente Barão de Jacareí encaminhou ao Juiz de Paz em exercício, Sr. João da Costa Gomes Leitão, o seguinte embargo:
Ilmo Sr.Juiz. Mal Supplente
Diz o Barão de Jacareí, que estando presentemente o Inspetor da Estrada Geral abrindo hum Furado para novo encanamento do rio Parahyba, direcção que desvia extraordinariamente o rio da povoação em reconhecido prejuízo do publico, e especialmente do supplicante, porque o seu prédio por onde passa o Parahyba perde consideravelmente de valor, como tudo se mostrará a seu tempo, vem requerer a V.Sa. Mandado de Embargo em dita obra, a fim de que esta não continue, citando-se o inspetor para a audiência deste juízo assistir aos artigos de nunciação e para todos os mais actos da cauza. E.R.Mcê
a) Barão de Jacarehy
Despacho: Não tem lugar o que o suplente requer, visto o Inspetor da Estrada Geral abrindo o dito furado por portaria do Exmo. Snr. Prezidente da Provincia e com sepção do proprietario.
Jacarehy 10 de março de 1851”
a) Leitão."
(Rodrigues, R. 1953, pág. 64 do livro Santa Casa de Misericórdia de Jacareí).

Essa verdadeira novela da transposição do leito do rio durou 26 anos e teve como protagonistas dois importantes personagens da história de Jacareí. De um lado, o Cel. João da Costa Gomes Leitão, grande cafeicultor e escravagista, considerado como um dos homens mais ricos da região do Vale do Paraiba,
tendo como oponente o Barão de Jacareí. O Cel. Leitão conseguiu, através de uma portaria do presidente provincial, Vicente Pires da Mota, em 1851, permissão para alterar o curso do rio Paraíba afastando-o em 160 braças, ou seja, 404 metros de seu leito natural para o lado do bairro do São João, onde os pastos eram de sua propriedade. O Barão de Jacareí, residia num palacete que ficava na esquina da atual rua Antonio Afonso com a Rua Lamartine, e seu quintal descia até a beira do rio. Com a mudança do leito, o palacete deixou de ser à beira-rio, fato que, no entender o Barão, desvalorizara em muito sua propriedade. Inconformado ele promoveu um embargo judicial, que, no entanto, não foi à frente. O Barão deJacareí morreu vendo o rio correr no novo traçado. Seu palacete foi destruído por um incêndio em 1944.



4 comentários:

  1. Demais!!! Sempre tive vontade de saber um pouco mais dessa história....esse livro deve estar uma "gostosura". Beijos Lud, parabéns por este trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Que trabalho extraordinário de recuperação da nossa história!!! Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. A prefeitura de Jacareí deveria seguir o exemplo de outras administrações que possuem secretarias específicas ao incentivo, tombamento e preservação do patrimônio histórico, pois infelizmente muito de nossa história, nossa arquitetura da época, principalmente no Centro da cidade se perdeu por desorganização e descaso. o que é lamentável, sabendo que tão grande e rica a cidade de Jacareí, um dia foi. Poderíamos ter um pólo turístico grandioso se houvesse uma visão mais cuidadosa de nossos administradores.. Muito importante esse trabalho de resgate da história de Jacareí, uma cidade com tanta tradição e relevância na história do Vale do Paraíba e do Brasil, e por gentileza onde posso comprar esse maravilhoso livro ? PARABÉNS PELA INICIATIVA !!!!

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.