domingo, 10 de novembro de 2013


Jacareí e a abolição da escravatura

Possivelmente a única fotografia de um navio negreiro, feita por Marc Ferrez, em 1882. O navio que transportava as vítimas da escravidão era francês e a foto foi produzida de forma clandestina.
“Jacareí, disse Azevedo Sampaio, “tinha na História do escravagismo o seu nome gravado em caracteres indeléveis desde tempos remotos.” Sua posição geográfica privilegiada também favorecia a interligação da Capital do Império e da Província de São Paulo. O intercâmbio do comércio escravagista era, pois, intenso e aqui surgiram grandes fazendeiros e escravocratas. Os primeiros amealharam fortuna com suas lavouras de café, apoiando-se no braço escravo. Os segundos, apoiando-se no café, formaram um império com o comércio do braço escravo. Entre estes, destacou-se João da Costa Gomes Leitão, negociante, cafeicultor, capitalista, que construiu uma fortuna invejável capaz de financiar os voluntários da Guerra do Paraguai, de Jacareí e do Vale, um dos acionistas da Estrada de Ferro São Paulo- Rio e que emprestava dinheiro a inúmeros fazendeiros de Jacareí, mediante a hipoteca de terras e escravos.” (Lencioni, B.S. )


3 comentários:

  1. Indelével e triste.
    Uma mancha que nunca deveria ter acontecido na história jacareiense - e brasileira .
    Não dá mesmo para delir, o que, infelizmente, nosso grande Ruy Barbosa tentou fazer quando ordenou que todo documento sobre a escravidão no Brasil fosse queimado.
    Boa ou má, a história escrita não pode ser ignorada.

    ResponderExcluir
  2. como faço pra adquirir essas fotos ou livros sobre o arquivo do blog? sem mais agradeço a atenção pedro

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedro! Obrigada pelo contato.
    As fotos são, em sua grande maioria, do Arquivo Público Municipal de Jacareí. Entre em contato com eles para ver os procedimentos para conseguir as imagens. O livro que deu origem a este blog, está esgotado, mas você o encontra na Biblioteca Pública de Jacareí e das cidades do Vale. Os livros com a referência das pesquisas, estarei publicando por esses dias aqui no Blog. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.