sexta-feira, 15 de novembro de 2013


João Américo da Silva


"João Américo da Silva, nasceu em Jacareí, na Rua 7 de Abril, hoje Vicente Scherma. Era filho de José Benedito, conhecido como José Benedito Carroceiro. Depois sua família mudou-se da Rua 7 de Abril para a Rua da Liberdade, 208, casa onde existia uma biquinha de água muito boa. Em razão dela, a Rua da Liberdade foi conhecida por muito tempo como Rua da Biquinha."
(Jobanito no livro Pelas Ruas da Cidade)
"João Américo foi voluntário na prestação do serviço militar, apresentando-se no 6º.R.I. de Caçapava, em 1935, aos 18 anos, onde recebeu seu certificado de primeira categoria ao terminar um ano e meio de serviço. Regressando a Jacareí trabalhou como servidor municipal no Matadouro. Com a formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) João Américo foi convocado junto com milhares de outros brasileiros e designado para o mesmo 6º.R.I. de Caçapava, onde havia servido. Seu regimento seguiu para o Rio de Janeiro, mas João Américo nele não se encontrava, pois estava visitando seus pais em Jacareí. No dia seguinte, apresentou-se em Caçapava e foi enviado para o Rio de Janeiro. Designado para o 1º.R.I. (Regimento Sampaio) seguiu com o 2º. Escalão em outubro de 1944 para a Itália. Ele faleceu em combate, em 29 de novembro de 1944, na tomada de Monte Castelo. Com o recuo das tropas foi considerado desaparecido, uma vez que só em 21 de fevereiro de 1945 a 10ª. Divisão de Montanha, uma unidade de elite do exército americano conseguiu capturar Monte Castelo, encontrando o corpo do soldado João Américo conservado nas neves dos Apeninos".
(Benedicto Sergio Lencione em O negro na História de Jacareí)
Em 1946, o prefeito Antonio Alves de Carvalho Rosa deu seu nome à antiga Rua da Liberdade, que passou a chamar-se Rua João Américo da Silva, mandando também afixar uma pequena placa de bronze na fachada de sua casa, com os dizeres: Desta casa partiu João Américo da Silva para ser herói em Monte Castelo.
Na mesma ocasião foi colocado na Praça Conde Frontim um belo monumento em homenagem ao expedicionário de Jacareí, esculpido em bronze pelo artista plástico Luiz Morroni. A estátua foi doada pelo embaixador José Carlos Macedo Soares, na época interventor em São Paulo.

Monumento ao Expedicionário, foto de Marta Pinto, internet 


3 comentários:

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.