quinta-feira, 7 de novembro de 2013


Os Tropeiros e o povoamento do Brasil



 “A partir da chegada dos espanhóis na Cordilheira dos Andes e a identificação do
 monumental volume de minerais preciosos, ocorre o início de um fenômeno socio  econômico com repercussão em toda América Latina - o Tropeirismo 
Era o século XVII e o envolvimento atinge também o Brasil.” (Ocílio José de Azevedo Ferraz)

Os espanhóis, para transportar o imenso volume de minerais preciosos através do grande e acidentado trecho da Cordilheira dos Andes, traziam nos porões de seus navios burros e mulas para a execução desse trabalho, pois eram animais dóceis e extremamente resistentes.  A produção dos jumentos e éguas (muares) era mantida na Europa. Com o crescimento do volume de negócios, os espanhóis resolveram implantar um criatório de muares na América Latina, mais exatamente na região dos pampas, onde nasceu a cultura missioneira (hoje território da Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil). Nessa vasta planície, a parceria entre jesuítas e índios Guarani frutificou e a criação de burros e mulas, animais estéreis resultantes do cruzamento de jumentos com éguas, obteve êxito.
Da região missioneira, os animais seguiam para a cidade de Salto, na Argentina, aos pés da Cordilheira Andina, guiados pelos “tropeiros” que os negociavam nas feiras.
Perto de 1693, foram descobertas as primeiras minas de ouro em Minas Gerais, provocando uma verdadeira corrida a essa região. O ciclo do ouro iniciou o movimento tropeirista no Brasil, atividade que determinou o povoamento de nosso País em todos os seus quadrantes.  Diz Ocílio Ferraz: ”O tropeirismo uniu territórios; conduziu o gado; escoou a produção econômica. Criou a identidade brasileira - fruto da miscigenação de raças, culturas, crenças e tradições - entre indígenas, africanos e europeus.”  






Um comentário:

  1. Parabéns Ocilio pelo seu texto que nos traz a história do tropeirismo de uma forma clara e interessante .
    Realmente é uma volta ao passado
    Bjs
    Beth e Guga

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.