terça-feira, 3 de dezembro de 2013


A primeira ponte sobre o Rio Paraíba

“A ligação por ponte das duas margens do rio efetivou-se com a construção de uma obra contratada pelo Presidente da Província com o Sr. Marcelino Gerard e a ela faz alusão os anais da Assembleia de 1854-1855. Desse mesmo período é o discurso do Presidente da Província que assim relatava em prestação de contas à Assembleia, suas realizações, mencionando em certo trecho: ‘foi contratada com Marcelino Gerard a nova ponte com cabeceira e pilares de pedra sobre o rio Parahyba, na cidade de Jacarehy, por 70:000$000 tendo começado a obra logo que o rio baixar”. ( Annaes da Assembleia  Provincial de São Paulo 1855-1858, apud Lencioni, B.S.)
“Posteriormente reformada, a ponte recebeu taboleiro novo, feito em trama de ferro, baseado no sistema Eiffel, criado por um engenheiro francês (Alexandre Eiffel) cuja principal obra foi a torre do mesmo nome, na cidade de Paris. Este taboleiro foi colocado aproveitando-se as cabeceiras e alguns pilares de pedra, bem como as fundações sob a água, também de pedra. Aquele arcabouço metálico foi provavelmente importado da Europa e posicionado sobre o rio, na década de 1.880.” (Navarro da Cruz, Luiz José)
“Em 1930, se fez o projeto de uma nova ponte e o primeiro passo para executá-lo foi dado pelo Prefeito Francisco Baptista de Moraes, (pai do Prof. Mario de Moraes) que mandou construir uma passarela de madeira encavilhada, por sobre o Paraíba, para que não fosse interrompida a comunicação com o bairro do São João. Entretanto, perturbações de ordem política (Revolução de 32) acarretaram dificuldades financeiras e o projeto teve sua concretização adiada para 1935, quando o Prefeito Helio Navarro da Cruz demoliu a ponte de ferro, a qual tinha ganho o apelido de Ponte Preta e construiu em seu lugar uma nova, feita de concreto, composta por 3 arcos articulados para sua sustentação e  com leito carroçável para comportar duas mãos de tráfego.” (Navarro da Cruz, L. J.)

Um comentário:

  1. Com o fim da Ponte Preta, Jacarehy perdeu seu "ar parisiense".
    Mas a Ponte Preta ainda resistiu dando nome a um time de futebol da cidade (ainda existe o Ponte Preta FC?).
    Imagino o que significou a construção da primeira ponte - o contato entre as duas margens deve ter sido uma tremenda evolução para a cidade.

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