segunda-feira, 9 de dezembro de 2013


Fiat Lux!

Cia de Força e Luz de Jacarehy

1895 - Surge em Jacareí a luz elétrica!

Corria o ano de 1884 e Jacareí era, então, uma cidade próspera e atuante. A riqueza trazida pelo cultivo e venda do café logo se fez sentir na arquitetura, na ostentação de títulos de nobreza e no aumento do número de escravos.Os ricos fazendeiros, para demonstrar seu poder começaram a construir casas assobradadas, com muitas janelas e até palacetes que se destacavam na fisionomia urbana. Logo tornou-se necessária a criação de um Código de Posturas a fim de traçar diretrizes que disciplinassem a vida na cidade.
“O Código, publicado em 18 de junho de 1884, no seu capítulo VIII, tratava da iluminação pública e dizia:
Artigo 110 – A cidade será iluminada todas as noites escuras por 100 lampiões, postados e distribuídos em lugares e em conveniente distância que projete luzdentro do espaço que mediar de um para outro. Esta iluminação será feita aquerosene, começando ao fechar da noite até as 4 horas da manhã seguinte.
Artigo 111 – O encargo de iluminação será feito por arrematação ou arremate, ou sob imediato cargo da Câmara por um agente ou preposto seu.
 Parágrafo 1: Sendo feito por arrematante, será preferido aquele que mais barato fizer, as melhores vantagens oferecer, e a estes incumbe:
1. A trazer sempre limpos e asseados os lampiões
2. A substituir a sua custa os lampiões, vidros e lamparinas quebrados ou estragados por outros novos.
3. A servir a iluminação com querosene de 1ª. Qualidade e não falhar em tempo algum com a iluminação nas noites que a isso for obrigado a fazê-la,
4. Finalmente a ter constantemente um vigilante para acender os lampiões quando se apagarem por qualquer incidente. O arrematante que não cumprir estas disposições será punido com 30$000 de multa cada vez que for encontrado em omissão.

Artigo 114 – Todo aquele que apagar a luz dos lampiões, quebra-los ou danificá-los por qualquer forma, sofrerá a pena de 8 dias de prisão e multa de 30$000 além de responder pelo dano causado.
O contrato de 15 de junho de 1885, já sob a vigência do novo Código de Posturas, foi estabelecido com o Dr. Carlos Frederico Moreira Porto, que arrematou o serviço pelo valor de 1:139$000 réis ( um conto cento e trinta e nove mil réis) para vigência a partir de 1º de junho.” (Lencioni, B.S.)
Em 25 de agosto de 1895, às 19h, foi inaugurada oficialmente a iluminaçãoelétrica de Jacareí. Este foi, sem dúvida alguma, um grande acontecimento comemorado por toda a população da cidade, ao qual compareceram inúmeras autoridades e, contou, inclusive, com as presenças do governador do estado, na época chamado de presidente do Estado, Dr. Bernardino de Campos, do senador jacareienses Francisco Sales Júnior e muitos repórteres da imprensa de São Paulo. Jacareí foi a segunda cidade do interior paulista, a primeira do Vale do Paraíba e a sétima no Brasil a receber a iluminação elétrica das vias públicas. O proprietário da “Companhia Luz Elétrica Jacarehyense” foi o major José Bonifácio de Mattos, pai de nosso entrevistado, Jarbas Porto de Mattos.
“Em agosto de 1910, José Bonifácio inaugura sua Usina Geradora com motores hidráulicos, com força mínima de 300 cavalos, e obtém, em 1912, um contrato de Novação de Concessão para a exploração dos serviços de força e luz elétrica pelo prazo de 50 anos a contar de 4 de setembro de 1909, mas o fornecimento de energia elétrica era bastante falho, o que, em 22 de outubro de 1917, fez com que o vereador Antônio Jordão Mercadante se pronunciasse na Câmara Municipal manifestando ‘o desgosto da população pela falta de luz e força motriz para as casas e as indústrias’. Em 15 de março de 1924, o prefeito manifestou sua preocupação com a deficiência no fornecimento de energia, o que dificultava o estabelecimento e a expansão das indústrias no município.” (Lencioni, B.S.)
Em 18 de janeiro de 1927, João Ferraz, prefeito municipal, enviou ofício ao encarregado da Companhia de Força e Luz Jacarehy e Guararema, Sr. Sylvio Guerra, demonstrando seu aborrecimento.A partir de 23 de fevereiro de 1929, Jacareí passou a ser atendida pela companhia canadense Light and Power, que deteve o controle acionário da Cia. Força e Luz de Jacarehy e Guararema.

2 comentários:

  1. Pelo que se vê, a morosidade sempre esteve presente na vida dos brasileiros quando a política tem de agir.
    Em 1912 obtém-se a renovação da concessão, mesmo com um serviço ruim e somente em 1927 tudo melhora. Haja paciência!
    Segunda cidade paulista... pena que perdemos para Rio Claro que iluminou suas ruas 10 anos antes
    Mas, o que Jacareí faria hoje com 100 postes para iluminar a cidade inteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100 postes, eu sei o que nossa cidade faria, hoje......mas, o que hoje, a nossa cidade faria sem " a única Ludmila* ", que temos" , bem...isso, eu não sei e nenhum cidadão poderá imaginar, nem a nossa cultura poderá jamais supor !

      Excluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.