domingo, 8 de dezembro de 2013


No tempo das diligências II

Construção da Estrada de ferro Santos Jundiaí
 1876 -   Jacareí recebe a Estação Ferroviária

A ligação por Estrada de Ferro entre os estados do Rio e de São Paulo foi feita por duas empresas. A Estrada de Ferro Dom Pedro II, cujas obras começaram em maio de 1855, com dinheiro do Tesouro Imperial, e que foi oficialmente inaugurada em 8 de julho de 1877, com uma comitiva de personalidades ilustres liderada pelo Conde D’Eu e pelo conselheiro Homem de Mello, e que terminava em Cachoeira Paulista.  E a Estrada de Ferro do Norte, fundada por capitalistas e fazendeiros paulistas em 1869. Ela teve, no Vale do Paraíba, como um dos principais articuladores e acionistas, o Coronel João da Costa Gomes Leitão, de Jacareí.
A construção da Estação Ferroviária de Jacareí iniciou-se em 1875. Sua inauguração oficial, em Jacareí, foi em 2 de julho de 1876 e a linha férrea, de bitola estreita, até a Capital, em 3 de julho do mesmo ano. Em 1877, a Estrada de Ferro do Norte alcança a ponta da D. Pedro II ficando, no entanto, as duas ferrovias separadas pelo Rio Paraíba. A junção era feita por balsa. Após a Proclamação da República em 1889 as duas estradas de ferro foram unificadas, formando a Central do Brasil., bem como ligadas por uma ponte que foi construída sobre o Rio Paraíba.
Na época, a maior riqueza deste Vale era o café, conhecido como o nosso ouro verde. A necessidade da construção de uma ferrovia para escoar com maior rapidez toda a produção cafeeira do Vale do Paraíba era premente. Os meios de transporte à época eram rudimentares. As estradas, em sua maioria, de terra, além de não oferecerem nenhuma segurança e nem conforto permitiam um trânsito extremamente lento. Com o advento das Estradas de Ferro, elas passaram a ser utilizadas como meio de transporte, inclusive, pela Família Real, em suas viagens de lazer, de compromissos sociais e políticos. Em 11 de setembro de 1878, passaram por Jacareí, em comboio especial, com destino a São Paulo, Sua Majestade D. Pedro II e sua esposa D. Tereza Cristina, acompanhados por grande comitiva. Muita alegria e grandes festas saudaram na região a chegada da primeira locomotiva. Em Pindamonhangaba, as comemorações culminaram com majestoso baile no palacete do Barão de Palmeira. Em Lorena, o trem foi recebido com banda de música, coretos enfeitados, meninas lançando flores desfolhadas à sua passagem. Em Jacareí, a maioria dos habitantes postou-se no Pátio da Estação e a chegada da locomotiva também foi saudada com muitos discursos, vivas, banda de música, aplausos e festejos que adentraram pela noite. O trem de ferro foi ainda motivo para outorga de títulos aos fazendeiros mais generosos em suas contribuições financeiras, para que a estrada se transformasse em realidade e trouxesse o progresso que rapidamente espalhou-se por toda a região. Em volta da Estação Ferroviária das várias cidades do Vale, e também em Jacareí, estabeleceram-se inúmeros pontos comerciais.

Um comentário:

  1. Inacreditável o tempo que levaram para transpor o rio Paraíba via ponte.
    Fico imaginando uma briga política entre o império e os senhores do café para ver quem iria juntar as duas ferrovias.
    Enquanto isso, 12 anos de atraso na vida do transporte - até a proclamação da República - e outros tantos até a inauguração da ponte.
    A ignorância da burrocracia atrapalhando a vida dos brasileiros desde sempre.

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