terça-feira, 21 de janeiro de 2014


A importância da fotografia como documento histórico

Linde, Karl - Trecho de Paisagem Urbana  -  1865 in Enciclopédia Virtual Itaú
Inúmeras vezes ouvimos a frase: "uma imagem vale mais do que mil palavras". E é fato comprovado.
Antes do advento da máquina fotográfica, foi importantíssima a presença de pintores em todas as expedições artísticas e científicas  que vieram ao Brasil, a fim de documentarem visualmente as cenas, as paisagens, os usos e costumes do chamado Novo Mundo.  O que seria de nossa memória nacional, sem as maravilhosas ilustrações dos livros de Hans Staden, de Debret, de Frans Post, de Maria Graham, citando apenas alguns desses artistas. Certamente nossa história seria muito pobre! As ilustrações, assim como, depois, as fotografias, tornaram-se preciosos documentos históricos que revelam certas dimensões da realidade difíceis de serem descritas por meio de palavras. A impressão que nos causa uma imagem é completamente diversa  da que teríamos a partir de qualquer descrição minuciosa do fato, pessoa ou lugar. Isto, sem falar de sua dimensão universal. A compreensão de uma imagem  independente da língua, do país, da visão de mundo de uma determinada pessoa. A imagem é o que é. A historiografia tradicional não encarava as fotografias como documentos históricos. Elas passaram a ser vistas, estudadas e consideradas, muito recentemente.  Foi a Escola dos Annales, no século XX, que ordenou e conceitualizou a definição de uma riquíssima gama de documentos históricos primários que estão à nossa disposição e podem e devem ser a base de estudo do historiador moderno  e que vai desde um caco de cerâmica, até aos objetos de uso cotidiano, passando pelas tradições orais populares. Por isto mesmo é que os modernos historiadores encaram a fotografia como um documento histórico riquíssimo e insubstituível. Nada como ver uma foto, para se saber, concretamente, que aparência tinham os primeiros habitantes de nossa terra recém descoberta,  qual roupa usavam, como se calçavam, se penteavam, que aparência tinham suas casas, suas vilas, suas festas populares, as igrejas, as praças, a fauna e a flora.
Na próxima postagem publicarei fotos que irão, aos poucos, nos situando também em relação aos usos e costumes não apenas de nossa cidade, mas de nosso País, para que tenhamos, inclusive, parâmetros de comparação de quanto a nossa jacareí foi rica e progressista nos tempos idos. (Ludmila)

Um comentário:

  1. A imagem diz praticamente tudo e mostra um momento único que jamais se repetirá.
    Normalmente é de fácil compreensão, mas essa compreensão não é única - ela varia de cultura para cultura, pois cada um vê de uma forma diferente o sentido daquilo que está retratado.
    Apesar de as fotos estarem indo para uma certa vulgarização - até pela popularidade das máquinas hoje em dia - ainda podemos ver belas fotos tiradas com a sensibilidade de outrora.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.