sábado, 22 de fevereiro de 2014


E a cobra fumou.....


“Com um efetivo de 25.344 homens, a FEB participou efetivamente das operações de guerra no teatro do Mediterrâneo, de julho de 1944 a maio de 1945, na Campanha da Itália. Compôs-se a FEB de um Comando, uma divisão de Infantaria, um Depósito de Pessoal e pequenas organizações com Serviço de Justiça e Serviço de Saúde ao qual estiveram integrados cerca de 100 médicos, enfermeiros e 111 enfermeiras, Serviço Religioso e contingentes de ligação, de intendência. A força de combate da FEB foi a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária, comandada pelo General-de-Divisão João Baptista Mascarenhas de Moraes, um conjunto tático-operacional constituído por infantaria, artilharia, cavalaria-motorizada, engenharia, aviação de ligação e observação e serviços de apoio e combate.” (Gazzaneo, L .M. Agência Globo, pág. 18).
“O 1º. Regimento de Infantaria do Rio de Janeiro, o 6º. dos paulistas de Caçapava e o Onze, dos mineiros de São João del Rei integravam a nossa Infantaria.” (Costa, O. P. 1976, pág. 27)


A 16 de julho de 1944, chegava a Nápoles o navio transporte americano “General Mann” conduzindo os primeiros cinco mil soldados brasileiros, ao comando do General Zenóbio da Costa. Ao chegar, foi a tropa brasileira incorporada ao V Exército norte-americano comandado pelo General Mark Clark e incluída nos quadros do IV Corpo de Exército, comandado pelo General Willis Crittenberger. Lado a lado com o V Exército norte-americano, combatia no teatro do Mediterrâneo o famoso VIII Exército inglês comandado pelo Marechal Montgomery.
O distintivo verde-amarelo com a cobra fumando, símbolo da FEB, sempre foi usado com muito orgulho pelos nossos soldados. A origem desse símbolo tem muitas versões, mas a principal delas diz respeito à expressão popular: “A cobra vai fumar”, termo que começou a ser usado na Segunda Guerra Mundial, pois Getúlio teria dito:
 “É mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra." Mas os brasileiros entraram, mostraram que todos, quando "o bicho pega" ou "a cobra fuma", se submetem ao improvável.
“O símbolo da FEB era a ‘cobra fumando’. A origem deste símbolo é, até hoje, controvertida, mas, indiscutivelmente, é que se originou no meio de gente simples, da exclamação do anônimo pracinha: ‘a cobra está fumando! ’ Nunca se haverá de saber, com precisão, qual a versão verdadeira. Nunca se saberá se o dito, passado de boca em boca, se referia, como querem alguns, ao charuto do chefe exigente e severo que a todos intimidava; ou se quem o disse, pela primeira vez, foi o soldado mineiro que viu partirem os companheiros, no velho trem “Maria Fumaça”; ou se a referência à cobra que fumava era um gesto de afirmação da presença da FEB na guerra, ante o negativismo e deboche dos que dela duvidavam. A única verdade incontestável é que o símbolo da cobra fumando nasceu no coração do pracinha mais humilde – daí a extraordinária motivação psicológica que logrou alcançar, apesar de suas imperfeições de natureza visual.” (Costa, O.P 1976, págs. 32/33)

Um comentário:

  1. A cobra não só fumou como matou e mostrou o pau!

    Fizeram por merecer nosso respeito - pena que esse respeito não existiu por parte de nosso glorioso governo quando os pracinhas retornaram ao país.

    Se nos lembrarmos do aparelhamento que possuíam para a luta podemos ter uma vaga ideia do que passava pelas cabeças daqueles jovens enquanto entrincheirados aguardando a ordem de atacar.

    Sim a COBRA FUMOU - foi à guerra, lutou do lado certo, pelas causas certas e voltou à pátria amada, na qual nenhum filho foge à luta.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.