sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014


O Brasil na II Guerra Mundial


Cartaz do D.I.P.(Departamento de Imprensa e Propaganda)1943:
os ataques dos submarinos alemães indignaram a população brasileira 
1942- O Brasil declara guerra aos governos nazifascistas
Em 1939, preocupados com a situação política na Europa, as nações americanas criaram, em Buenos Aires, um sistema de consulta para o caso de haver uma ameaça à paz geral, mas, reunidos, um mês depois da guerra iniciada, os chefes de governo declararam no Panamá que permaneceriam absolutamente neutros nesse conflito.
O episódio do afundamento do navio Graf Spee, em 17 de dezembro de 1939, em frente a Montevidéu, foi um sinal evidente de que manter a neutralidade seria impossível, e os acontecimentos começaram a se precipitar.
Em julho de 1940, em Havana, as nações americanas declararam que todo atentado a qualquer de nossos países seria visto com um ato de agressão à América inteira. Então, no dia 7 de dezembro de 1941, num ataque inesperado, os japoneses bombardeiam e afundam a esquadra americana em Pearl Harbor. O Brasil, em solidariedade, reagiu e, em 28 de janeiro de 1942, rompeu relações com a Alemanha, a Itália e o Japão. Passados sete meses, pagamos o alto preço pela nossa solidariedade: 19 navios, 75.500 toneladas e 740 vidas, entre passageiros e tripulantes foram afundados no mar, sem aviso prévio.
Assim, em 22 de agosto de 1942, o Brasil declarou guerra aos governos nazifascistas.

“Passou-se todo um ano entre o agosto de nossa declaração e o primeiro ato de efetiva criação da Força Expedicionária, que faria o Exército Brasileiro presente na grande luta dos exércitos aliados contra os exércitos totalitários. A portaria de 9 de agosto de 1943, assinada pelo ministro Eurico Gaspar Dutra, é uma espécie de pedra fundamental da FEB, juntamente com a aceitação, pelo General Mascarenhas de Moraes, do convite para organizar, instruir e comandar a 1ª Divisão de Infantaria, primeira das três divisões integrantes do Corpo do Exército Expedicionário, que o Brasil enviaria ao teatro de operações europeu, consoante conversações mantidas em Washington entre autoridades brasileiras e americanas.” (Costa, O .P. 1976, pág. 27)
“Podemos resumir a participação de nossas Forças Armadas nas Operações Bélicas do 2º Conflito Mundial nas seguintes ações principais: Exército: envio de uma Força Expedicionária ao teatro das Operações do Mediterrâneo e ocupação das áreas estratégicas, particularmente do Nordeste, para a defesa do litoral. Marinha: patrulhamento do litoral e escolta de comboios marítimos. Força Aérea: envio de um grupo de aviação de Caça e de uma Esquadrilha de Ligação e Observação ao Teatro de Operação do Mediterrâneo e ações de patrulhamento do litoral e proteção aérea à navegação.” (Gazzaneo, L.M. Agência Globo, pág. 16)
“Com um efetivo de 25.344 homens, a FEB participou efetivamente das operações de guerra no teatro do Mediterrâneo, de julho de 1944 a maio de 1945, na Campanha da Itália. Compôs-se a FEB de um Comando, uma divisão de Infantaria, um Depósito de Pessoal e pequenas organizações com Serviço de Justiça e Serviço de Saúde ao qual estiveram integrados cerca de 100 médicos, enfermeiros e 111 enfermeiras, Serviço Religioso e contingentes de ligação, de intendência. A força de combate da FEB foi a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária, comandada pelo General-de-Divisão João Baptista Mascarenhas de Moraes, um conjunto tático-operacional constituído por infantaria, artilharia, cavalaria-motorizada, engenharia, aviação de ligação e observação e serviços de apoio e combate.” (Gazzaneo, L .M. Agência Globo, pág. 18).
“O 1º. Regimento de Infantaria do Rio de Janeiro, o 6º. dos paulistas de Caçapava e o Onze, dos mineiros de São João del Rei integravam a nossa Infantaria.” (Costa, O. P. 1976, pág. 27)



2 comentários:

  1. Parodiando a FAB, SENTA A PUA que nossos heróis merecem ter sua história contada.

    O que fizeram com o pouco que tinham, como foram tratados pela soberba norte americana e o que sofreram nos campos de batalha fizeram HOMENS os meninos que por lá se arriscaram.

    ResponderExcluir
  2. Com frases simples e enxutas vc consegue descrever os fatos com uma clareza extraordinária, e que nos fazem entender melhor essa parte vergonhosa da história da humanidade. Parabéns!

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.