segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014


Receitas Regionais: Cuscuz Paulista


O Cuscuz Paulista
Alguns pesquisadores atribuem o hábito de comer cuscuz em São Paulo a uma invenção espontânea, assim como ocorreu com o virado. Conta-se que os tropeiros levavam recipientes com farinha de milho com galinha, feijão e outros mantimentos para preparar os alimentos durante as longas viagens. Acontecia que a farinha absorvia o caldo do frango e os ingredientes se misturavam, dando origem ao cuscuz. Outros estudiosos afirmam que os portugueses chegaram ao Brasil já conhecendo o cuscuz, por meio da influência moura. A versão paulista foi resultado da adaptação da receita, usando os ingredientes que tinham à mão. Inicialmente, o cuscuz era uma espécie de farofa que acabou evoluindo para o formato de bolo que nós conhecemos hoje.
Ingredientes
1/2 kg de peixe já limpo, desossado e desfiado / sal / suco de 1 limão/
1 xícara de chá de manteiga/ 4 dentes de alho amassados/ 4 cebolas picadas
4 tomates picados/ 1 xícara e chá de coentro picado/ 1 xícara de chá de cheiro-verde picado / 250 g de polpa de tomate/ 250 g de camarão médio / 1/2 kg de farinha de milho/ 1 1/3 de xícara de chá (200g) de farinha de mandioca/ 1 copo de leite/ 1 vidro pequeno de palmito/ 1 xícara de chá de azeitona preta sem caroço/  1 xícara de chá de ervilha cozida / 2 ovos cozidos /1 lata de sardinha
1 pimentão cortado em tiras
Modo de preparo:
Tempere o peixe com sal e o suco de limão e reserve. Aqueça a manteiga numa panela e refogue o alho, a cebola e o tomate. Adicione o peixe desfiado, o coentro e o cheiro-verde e misture bem. Depois disso, junte a polpa de tomate, deixe refogar por alguns minutos e retire do fogo. Reserve. À parte, ferva o camarão numa panela com água temperada com sal, escorra e reserve. Coloque a farinha de milho numa tigela e esfarele-a com as mãos, para torná-la mais fina. Adicione a farinha de mandioca e o leite e misture bem. Em seguida, junte o refogado de peixe, as rodelas de palmito, a azeitona e a ervilha e mexa com uma colher de pau, tomando cuidado para que esses ingredientes não se desmanchem. Acrescente o camarão escorrido.
Misture tudo e monte o cuscuz no cuscuzeiro da seguinte forma: forre o fundo com rodelas de ovo cozido, tiras de sardinha, camarões inteiros e tiras de pimentão. Em seguida, adicione a massa da tigela, nivele-a e aperte com as mãos. Decore também com camarões e rodelas de ovo cozido as laterais da forma e a última camada do cuscuz. Tampe bem o cuscuzeiro, passe no encaixe um pouco de farinha de mandioca e água para vedar completamente e leve-o ao fogo para cozinhar por uns 40 minutos. Desenforme numa travessa e sirva, quente ou frio.
O cuscuzeiro permite que o alimento cozinhe no vapor. Caso não disponha de um, prepare-o do mesmo modo, mas passe-o para uma forma comum, tampe-a e leve-a ao fogo, em banho-maria. Para servir, vire a forma numa travessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.