quinta-feira, 29 de maio de 2014


Memórias da imigração japonesa em Jacareí: os primeiros tempos


(Foto Internet)
Segundo informações contidas no livro: Caminhos da Imigração Japonesa em Jacareí, organizado por Julia Naomi Kanazawa, editado em 2004, conseguimos resgatar um pouco mais da memória dos primeiros imigrantes japoneses que vieram para Jacareí.

“Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em junho de 1908 a bordo do navio Kasato-maru. Estes, assim como todos os outros que aqui vieram, não imaginavam se fixar ou recriar o mundo ao qual estavam habituados em terras estranhas. Saíam pensando em conseguir algum dinheiro e voltar ao país de origem.
(Foto Internet)


As listas completas de passageiros deste navio podem ser encontradas no site:http://www.arquivoestado.sp.gov.br/kasatomaru.php

O Brasil, por sua vez, através dos cafeicultores paulistas, não mediu esforços para estimular o processo migratório. Organizou uma infraestrutura que envolvia passagens gratuitas e a construção de uma hospedaria em São Paulo para abrigar os recém-chegados, até a sua ida para as plantações de café. Por outro lado, o governo japonês, a partir de 1925, também começou a custear a viagem de todos imigrantes japoneses que vinham para o Brasil. A propaganda divulgada pelo governo japonês no Japão veiculava que o Brasil era um país abundante, cheio de riquezas e que em pouco tempo poderia se acumular muito dinheiro. Segundo o relato da senhora Koto Murata Misawa, que chegou ao Brasil em 1933, eram mostradas fotos do Brasil no Japão. A sua mãe, vendo as fotos, imaginou que o fruto do café tinha o tamanho de uma laranja. Quanta decepção quando aqui aportou!

Hospedaria do Imigrante, em Santos (foto Internet)


Chegando ao porto de Santos, depois de uma viagem que durava cerca de 50 a 60 dias, os imigrantes seguiam de trem para a Hospedaria dos Imigrantes, localizada no Bairro do Brás, beirando a linha de estrada de ferro São Paulo Railway. Essa hospedaria estava encarregada de recebê-los, hospedá-los e encaminhá-los para o trabalho nas fazendas de café e núcleos coloniais.” (Kanazawa, J.N. 2004, p7 e 8)
(Foto Internet)
“Desde que chegaram à cidade de Jacareí, os imigrantes foram se concentrando em determinadas regiões e/ou bairros, formando, dessa forma, núcleos coloniais. Inicialmente, a maioria concentrou-se na região do Rio Abaixo. Mais tarde foram também se fixando em outros bairros como Tanquinho, lambari, Figueira, Santana, Jamic e Takamori II. Os primeiros imigrantes japoneses chegaram em Jacareí, no início do séc. XX, na década de 20.
A família Shoji instalou-se no bairro Bom Jesus, em junho de 1927. Em seguida, seis meses depois, os Murakawa, chegaram ao bairro Campo Grande; mais tarde, mudaram-se para o Rio Abaixo e depois para o bairro Bom Jesus.
Em maio de 1929, a família Nomoto, vinda de Pindamonhangaba, instalou-se na região do Rio Abaixo. Em julho desse mesmo ano, chegaram os irmãos Yamaguchi, também se fixando na região. Essas famílias dedicaram-se, principalmente, à lavoura de arroz e do tomate.” (Kanazawa, J.N. 2004, pág. 15).

3 comentários:

  1. Pois é, enquanto a Hospedaria dos Imigrantes foi recém-inaugurada na capital, aqui em Santos o prédio está à míngua - mas, na real, ele não faz tanta parte da história assim pois os imigrantes nunca foram para lá.
    Quando o prédio ficou pronto, a imigração havia diminuído bastante e as pessoas eram levadas direto para São Paulo.

    Deixo uma indicação de leitura sobre a chegada dos primeiro imigrantes japoneses no Brasil:

    Novo Milênio - a imigração japonesa

    ResponderExcluir
  2. A História, mestra da sabedoria
    Semeou suas lições no mundo;
    Nós, atentos ouvintes, tomamo-las
    E fazemos o mundo mover...

    ResponderExcluir
  3. Jose Narita (Via Facebook)
    Conforme consta de uma tese para seu curso na USP de autoria de Júlia Naomi Kanazawa em 1933 estavam em Jacareí as famílias Tsukada, Misawa, Hamazaki, Demizu, Najima, Noda, Tanaka, Tanigawa, Suzuki, Yura, Okuda, Jimbo.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.