domingo, 4 de maio de 2014


Memórias dos pracinhas de Jacareí na Itália: Ari Ferreira


Soldado Expedicionário Ary Ferreira
Ari Ferreira nasceu em Niterói/ RJ, em 06 de abril de 1919, filho de Alfredo Ferreira e Jovelina Ferreira, mas, menino ainda, veio com a família para Jacareí.
Pertencia ao 6º Regimento de Infantaria sediado em Caçapava. Embarcou em julho de 1944 com destino à Itália na 1ª Unidade de Infantaria escalada para atravessar o oceano. Em fevereiro de 1945 recebeu um elogio do comandante Cel . João de Segadas Viana que deixava o comando do 6º RI nos seguintes termos "Agradeço e louvo o soldado Ari Ferreira pela dedicação com que colaborou comigo, numa demonstração de sã e leal camaradagem, respeito aos superiores e compenetração de seus deveres, levado sempre pelo ardor patriótico de elevar e dignificar o nome do Brasil".

Soldados brasileiros em Montese, Itália
 Foi casado com Odila de Siqueira Ferreira e pai de duas filhas, Heloisa Ferreira e Helvetia Ferreira Caldas.
Sua filha, Helvetia, criou um grupo na Net, de nome 2ª Guerra Mundial: Honra e Glória dos Pracinhas da FEB onde publica notícias, fotos e textos sobre os Pracinhas Brasileiros, uma forma de homenagear e perpetuar a memória de todos que lutaram na Itália.
Soldados Jacareienses antes de sua partida para integrarem a FEB. Foto cedida por Rosalina Ramalho
Sobre as memórias de seu pai, Helvetia contou que ele falava muito sobre o frio que enfrentaram na Itália, e que se sentia muito grato aos americanos, por lhes fornecerem um enxoval completo, que os fez suportar o frio. Ele se recordava também do episódio sobre um colega de Jacareí que conseguiu fugir do campo de prisioneiros dos alemães sob uma saraivada de balas, e os amigos no pé do morro torcendo para que ele escapasse. Esse amigo se chamava João Santana. O expedicionário Ari Ferreira sempre comentava sobre a alegria de, no final da guerra de ser recebido pelo papa Pio XII, que presenteou todos os pracinhas brasileiros com um quadro. Infelizmente, a guerra lhe deixou como sequela um problema crônico de estômago, por conta da alimentação enlatada que eles comeram durante todo o tempo em que permaneceram na Itália. (memórias de sua filha, Helvetia Ferreira Caldas)
Cartão Postal do Papa Pio XII - acervo família expedicionário Luis Antonio da Silva (Luis Guandú)

Um comentário:

  1. Mais um que retornou à pátria.
    Com sequela ou não, retornou para o calor dos braços da família, longe do frio europeu.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.