domingo, 4 de maio de 2014


Memórias dos pracinhas de Jacareí na Itália: Mario Baccaro


Soldado Expedicionário Mario Baccaro
Mario Baccaro nasceu em Jacareí no dia 15 de abril de 1922 e faleceu no dia 7 de abril de 1999.
Era filho de Pedro Baccaro, um alfaiate italiano , e Maria Emília Baccaro, brasileira e residia na Rua XV de Novembro. Ficou órfão de mãe aos 5 anos; ele e mais 4 irmãos, sendo que o mais novo tinha 1 ano e meio  e o mais velho 10 anos. Seu pai criou todos os filhos sem se casar novamente, pois jamais se esqueceu da esposa.
Mário era aluno da primeira turma da Escola Agrícola de Jacareí e fazia o ultimo ano em Espirito Santo do Pinhal (SP) quando foi convocado para servir no 6 Batalhão Ipiranga, em Caçapava.

Pracinhas de Jacareí de volta da Itália
Essas lembranças foram relatadas por sua filha, Tereza Baccaro, que recorda-se que o pai contava que foi mascote do tiro de guerra aos 12 ou 13 anos, depois tornou-se reservista de segunda  categoria e que jamais poderia imaginar o destino que lhe estava “reservado”. Ele foi para Caçapava como reservista por excesso de contingente, e depois de muitas exigências e ausência até mesmo de alimentação e de água, o grupo todo foi enviado para o Rio de Janeiro, na Vila Militar, de onde partiram para a Itália.
Mario estava noivo e apaixonado por Alzira Fontes e casou-se com ela dia 19 de  agosto de 45, assim que voltou da guerra. A cerimônia religiosa aconteceu em Aparecida, com a presença de seus amigos pracinhas, que lhe fizeram uma surpresa, pois o combinado era que iriam comparecer apenas na festa, em Jacareí, à Rua José Bonifácio, 171. Na época de rapaz, Mario foi jogador de basquete e tocava pandeiro no famoso conjunto Fila Bóia de Jacareí. Ele sonhava em ser agricultor, até tentou, mas frente às dificuldades encontradas para sustentar a família rendeu-se e foi ser Funcionário Publico Federal, trabalhando na Agência de Correios.

Seu nome é citados no terceiro volume  da coleção Histórias da História do Brasil,  que conta "que um rapaz chamado Mário Baccaro se tornou um soldado, foi para a Itália e junto com outros colegas fez correr um grupo de 40 soldados da tropa SS, um rapaz franzino e que podia estar namorando no jardim da cidade de Jacareí, e termina dizendo que” boi manso é que fura a cerca”.
(memórias de sua filha, Tereza Báccaro)

Mario Baccaro
Honra e glória aos pracinhasjacareienses que, bravamente, lutaram na Itália e retornaram vitoriosos para o Brasil.

Um comentário:

  1. SS? TOMA!
    Fujam pois aqui a cobra fuma!
    E ele foi um dos que fizeram a elite nazista correr.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.