domingo, 1 de junho de 2014


Memórias colonização japonesa em Jacareí: Casamentos

Foto de Casamento de Jayme Takume Tanisho
Os imigrantes japoneses que se fixaram, inicialmente, em Jacareí vieram de outras localidades do Brasil. Dessa forma, já vieram com suas famílias constituidas. Em sua maioria casaram-se sob a forma de miai, intermediado pelo nakôdo, outros vieram casados do país de origem. Aqueles que vieram solteiros, como no caso dos cotiaseinens, as noivas foram enviadas do Japão ou arranjadas por meio de empregadores ou amigos.às vezes as noivas vinham com os pais dos jovens na ocasião da viagem deles para o Brasil. Esses casamentos ocorriam sempre entre imigrntes ou decendentes. Os noivos ajudavam nas despesas do enxoval. Os preparativos para o casamento demoravam em geral três dias. Para a festa, que era ralizada na casa da familia do noivo eram convidados todos os vizinhos e as iguarias, preparadas pelas senhoras do bairro, eram servidas em abundância. Como a casa, normalmente, não obrigava mais do que uma dezena de pessoas, os casamentos eram realizados nos galpóes ou nas barracas construídas. Com a construção dos Kaikans, os casamentos passaram também a ser realizados no local, pelo menos até a década de 70. Depois de casados, geralmente moravam na casa dos pais até adquirirem uma propriedade e construirem a sua própria moradia. Na cerimonia do casamento, os noivos utilizavam trajes brasileiros, mas seguiam os rituais japoneses. ( fotos e matéria retirada do livro Caminhos da Imigração Japonesa em Jacareí, de Júlia Naomi Kanazawa, 2004)
Kunitoshi e Koto Misawa, Tiyo Misawa e Naohiro Tsukada


5 comentários:

  1. Jose Narita (Via Facebook)
    A Foto é do casamento do Tio João Tanisho (Jayme é meu Primo filho do Tio João). Agradecimentos à Ludmila Saharov por levar ao conhecimento dos jacareienses a imigração de japoneses para Jacareí, colaborando para o desenvolvimento e progresso da cidade, participando da vida cultural, empresarial e política de nossa cidade (Roberto Shoji, pessoa inteligentíssima foi o primeiro nissei a ocupar com brilhantismo uma cadeira na Câmara Municipal de Jacareí (trabalhou por muito tempo no Cartório do Jucão). Tive a honra de servir naquela Casa de Leis, como Líder da Arena, do Prefeito Malek Assad e da Maioria, também estive Secretário de Administração (18 meses) e Finanças (30 meses) na Gestão BSL.. Recentemente Carlos Tokuiti Amagai (também brilhante Vereador)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, José Jose Narita, por mais esta correção, mas, no livro Caminhos da Imigração Japonesa em Jacareí,(2004) de onde esta foto foi retirada, o letreiro em baixo da foto informa que é de Jayme Tanisho... (Ludmila)

    ResponderExcluir
  3. Jose Narita (Via Facebook)
    Como o trabalho da Julia Naomi Kanazawa foi extenso, talvez a fonte tenha se equivocado na identificação da foto. Como faço parte da família posso esclarecer com certeza. Esse pequeno lapso não invalida seu trabalho que é precioso para os imigrantes residentes em Jacareí Ludmila Saharov, que, com certeza se sentem gratificados pela lembrança.

    ResponderExcluir
  4. Mto linda a historias destes imigrantes.Gosto de ler sobre a vinda deles para Jacarei.Morei perto da fabrica das balas japonesas.Conheci os donos e seus filhos,inclusive estudei e sou amiga de uma de suas filhas : a Olivia.

    ResponderExcluir
  5. Parece que, na época, mesmo sem haver um dos famosos sites de relacionamento destes tempos internéticos, eles davam um jeitinho de arrumarem os casórios orientais.
    Amor? Que é isso?

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.