quarta-feira, 25 de junho de 2014


Memórias do Dr. Ramon Ortiz (final)

Interior da Igreja Matriz de Jacareí

Pintura de Nossa Senhora da Conceição na abóboda da matriz de Jacareí
O que tenho a dizer sobre a lenda de Nossa Senhora Aparecida?
Bem, ela é conhecida por todos e hoje se perpetua num vitral que está na Matriz.
A origem deste vitral foi a seguinte. Eu observei que, entre o povo, se falava que a imagem de Nossa Senhora Aparecida saiu de Jacareí, pelas seguintes razões:
Jacareí era a única cidade que estava a montante de Aparecida pelo Rio Paraíba.
Era a única cidade cuja padroeira é a Nossa Senhora da Conceição, imagem que está depositada no altar da Matriz.
E havia a tradição que falava que alguém jogou a imagem da padroeira no Paraíba porque havia um monstro que devorava os animais e até as crianças, e que se escondia no rio.
Então, naquela devoção ingênua, simples, do povo, acharam que jogando uma imagem nas águas poderiam acabar com o problema. Esta era a fé do povo daquele tempo. E isso foi feito. O fato circulava como notícia entre os antigos de Jacareí. Assim, certo dia, lendo o jornal “O Estado de São Paulo”, qual não foi minha surpresa ao encontrar nele uma crônica escrita a esse respeito. A partir daí, me veio a ideia de deixar o fato perpetuado de alguma forma. Tomei a crônica, fui a Casa Conrado, em S. Paulo, que é a maior casa de vitrais ainda hoje e pedi para falar com o desenhista. Veio atender-me um moço inteligente, muito vivaz, ao qual mostrei a crônica, pedindo que a reproduzisse num vitral e ele fez este que está na Matriz, guardando uma tradição antiguíssima, que, encontrou tanta base, que o próprio “Estado de S. Paulo” publicou.

Vitrais da Igreja da Matriz
um dos vitrais da nossa Igreja Matriz, confeccionado a pedido do Padre Ramon Ortiz.
 ilustrando a lenda da aparição de N.S. Aparecida. Foto cedida por Rosalina Ramalho
Agora, que a imagem de Nossa Senhora Aparecida é a imagem de Nossa Senhora da Conceição não existe nenhuma dúvida, porque o distintivo da imagem de Nossa Senhora da Conceição é o que tem embaixo a Lua e os Anjos, reproduzindo um trecho do Apocalipse que diz: “e apareceu no céu uma mulher vestida de Sol, enfeitada de Estrelas, tendo nos pés a Lua e as Nuvens”. E, é isso que a imagem reproduz. A imagem, porém, e disso não podemos nos esquecer nunca, é apenas um objeto material. O que se quer, pela imagem, é ter-se a ideia do que ela representa. E aquela figura representa a Virgem Maria. Então, na época, essa figura foi encontrada em circunstâncias bem estranhas. Duas redadas. Numa, veio a cabeça, noutra, o corpo. Não havia pesca alguma e, em seguida, a pesca foi tão abundante que nem puderam carregar para terra todos os peixes. Assim, o povo passou a venerar aquela imagem, que foi um objeto, pelo qual a devoção a Nossa Senhora se incentivou, se incendiou, se animou e se divulgou e isto realmente é de grande importância.
Imagem original de Nossa Senhora Aparecida, sem o manto


Raro Mapa das Vilas de  Taubaté e Pindamonhangaba onde aparece o croqui da primitiva igreja de N.S. Aparecida
A validade histórica de lenda existe. Ela consta dos livros de ata de Guaratinguetá. Em 1717, quando passava pela região o Conde de Assumar, que era o encarregado do Governo das Minas, e que ia a Vila Rica, passando por Guaratinguetá, quiseram oferecer-lhe um banquete. A época era de quaresma e o banquete, segundo a tradição, deveria ser de peixes. Assim, foram pescar e deu-se o fato, que está transcrito com data, nome dos pescadores, convidados e comitiva do Conde.
 Padre Ramon, por ocasião de minha pesquisa sobre a lenda, aconteceram alguns desencontros quanto às datas. Alguns de meus entrevistados entenderam como milagre atribuído a Santa, o desvio das águas do Paraíba pela família Leitão. Acontece que o referido desvio é bem posterior (quase um século depois) ao encontro nas águas da imagem de Aparecida. O senhor poderia nos esclarecer a respeito? pergunto.
De fato, o desvio aconteceu e foi muito posterior.

Ilustração para a lenda feita em nanquim por Mestre Justino, de Taubaté
Quanto à tradição ouvida, e lida nas páginas do jornal, era que existia em nosso rio um monstro, possivelmente até um jacaré — animal bastante feroz, que assustava a população ribeirinha. Então, na simplicidade da devoção daquela gente, jogaram uma imagem nas águas para que acabasse o perigo. A imagem foi pescada em Aparecida e este fato já é uma tradição, é um fato que persiste mais do que a lenda.

Igreja de Santa Cruz dos Lázaros
Padre, e quanto à Capela de Santa Cruz dos Lázaros?
Foi por volta do ano de 1900, que o Sr. José Pereira fundou a primitiva capela, cuja Cruz original ainda se encontra na edícula ao lado. Esta capela marcou uma época terrível, em que a lepra não tinha médico-hospitalar; assim, leprosos vindos de cidades vizinhas para esmolar  - os doentes eram
sempre mendigos e viviam da caridade pública - instalavam-se aqui, junto à Água Espraiada, donde originou-se o nome da capela: Santa Cruz dos Lázaros. Este era um lugar ermo, evitado e afastado da cidade, que possuía um Lazareto ali, detrás da Gates, hoje extinto. Atualmente, a Capela foi toda reformada, reforma esta custeada pelo Dr. Roland Chedid Abeyche, e nela existe, com regularidade, ofício religioso muito procurado pela devoção popular.
Como vivo, atualmente?
Bem, talvez possa parecer a muitos que eu durma de dia e descanse à noite, mas, não é bem assim, não!
Embora eu aproveite algumas horas de lazer, eu também tenho bastantes ocupações. Auxilio meus colegas na medida que vêm me procurar. Estou frequentemente ocupado, sempre tenho afazeres. O tempo que me resta, eu dedico a esta chácara, a terra, às plantas. Depois, eu leio e estudo sempre e muito. A mensagem que deixarei ao povo de Jacareí será referente à Aparecida, já que falamos muito a seu respeito. Essa mensagem, que seja então a seguinte:
Em vista de tudo o que ocorreu, de tudo que se passou, que o milagre da Virgem seja um fino estímulo para a maior devoção a Nossa Senhora, que nós evocamos sob o nome de Aparecida.
A segunda parte da mensagem será para que haja sempre gosto, interesse e verdadeiro amor pelas tradições, coisas, objetos e fatos de nossa história; e a terceira, e última parte, será para que haja sempre em nossa casa, uma visita tão simpática e agradável como a que tivemos hoje.”
Padre Ramon, nós é que temos muito a lhe agradecer pelo carinho e atenção com que fomos recebidos e tratados, pelo calor humano e sabedoria que nos transmitiu, e nos despedimos do senhor, com um pedido: lembre-se de nós em seus momentos de meditação e prece. Obrigada pela entrevista!


Um comentário:

  1. E fez-se o milagre. Acredite quem quiser, tudo depende da fé de cada um.
    Por mim, sei em milagres acontecem.
    Agora, o mais importante é mesmo termos em mente de que pode ser Aparecida, Conceição, Fátima, Pádua... todas são a Virgem Maria.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.