sexta-feira, 29 de agosto de 2014


Receitas Regionais



Peixe azul marinho (prato típico caiçara)

Este é um dos pratos mais tradicionais da cultura caiçara. O nome vem da cor azulada que ele ganha a partir do cozimento da banana verde com o peixe. Nesse processo, o tanino - substância que é responsável por aquela sensação  de “amarrar a boca”, que sentimos quando mordemos frutos verdes - desprende-se da banana e libera a cor ao preparado. O peixe e a banana são ingredientes muito frequentes na cozinha caiçara, porque é muito fácil encontrá-los nas regiões litorâneas. Este é o prato típico do litoral norte de São Paulo (Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba), mas pode ser encontrado em regiões litorâneas de várias partes do Brasil. A receita pode variar de região para região.
Ingredientes:
1 kg de peixe (garoupa, cação ou cavala) / 1 xícara de chá de óleo/ 2 cebolas grandes picadas/ 6 tomates picados, sem pele nem sementes / 4 dentes de alho amassados / 1 xícara de chá de folha de alfavaca picadas / 1 maço de cheiro-verde picado / sal e pimenta-do-reino a gosto / 8 bananas-nanicas ainda verdes e 1 1/2 xícara de chá de farinha de mandioca

Modo de preparo:
Limpe os peixes (reserve as cabeças) e corte-os em postas. Aqueça o óleo numa panela grande e acrescente e a cebola, o tomate e o alho e refogue até dourar ligeiramente. Adicione as postas de peixe à panela, juntamente com as cabeças reservadas. Cubra com água, acrescente a alfavaca e o cheiro-verde e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Tampe e deixe cozinhar por 30 min. Não mexa durante o cozimento, para desfazer o peixe. Descasque as bananas e cozinhe-as numa panela com água, até que fiquem quase moles.
Passado o tempo indicado, passe o peixe para uma travessa aquecida (sempre tomando cuidado para não desfazer as postas), regue com uma concha do molho do cozimento e reserve em local aquecido. Escorra as bananas e amasse-as com um garfo. Coe todo o molho restante do cozimento do peixe e adicione o purê de banana, misturando bem. Acrescente a farinha de mandioca, misture bem e cozinhe por alguns minutos, até obter um pirão leve. Para servir, coloque o pirão no centro de uma travessa e contorne com as postas de peixe. Sirva bem quente.

Furrundum ou furrundu



Doce típico da culinária caipira do Vale do Paraíba. Em geral, é feito com cidra e mamão ralado, gengibre e rapadura. Presentes nas mesas desde os tempos coloniais, os diversos doces e compotas - apesar de necessitarem, muitas vezes, de horas de preparo - continuam sendo muito apreciados até mesmo nos centros urbanos.
Ingredientes:
3 mamões médios verdes, descascados e ralados / 2 rapaduras de cana-de-açúcar picadas / 2 xícaras (chá) de açúcar / 1 xícara (chá) de coco ralado / 2 colheres (chá) de gengibre / 300 ml de água /1 colher (chá) de cravo-da-índia inteiros
Modo de preparo

Aqueça uma panela de fundo grosso. Adicione os mamões, a rapadura, o açúcar, o coco e o gengibre. Misture até derreter o açúcar e ficar brilhante. Adicione a água, o cravo e continue a cozinhar em fogo alto, mexendo sempre até ferver e levantar o caldo. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por mais 15 minutos. Retire a espuma que formar na superfície. Deixe esfriar e sirva acompanhado de queijo branco.

Jacuba, o refresco dos tropeiros:
Misturar água fria, farinha de mandioca ou milho e adoçar com rapadura ou mel.


Refresco de Capim – Santo



2 xícaras de água, 1 maço de capim-santo, açúcar e limão a gosto

Bater com um martelo de cozinha o maço de capim – santo até retalhar as fibras. Colocar a água no liquidificador e juntar a erva amassada. Bater por 2 minutos. Coar numa peneira fina. Adoçar a gosto e ao servir pingar algumas gotas de limão.

Um comentário:

  1. Apesar de morar entre os caiçaras, peixe não rola, então, azul, verde, amarelo ou branco, prefiro deixar para os que curtem a fauna marinha.
    Já os doces - qualquer doce de compota do mundo caipira dá água na boca. Aprovado.
    Quanto ao suco, baixou uma curiosidade - o problema vai ser encontrar o tal do capim santo aqui em Santos. Se conseguir, vou fazer, experimentar e aí...
    hasta la vista, baby, I'll be back para comentar sobre o suco
    rssss

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.