terça-feira, 11 de junho de 2013


Jacareí: Tempo e Memória

Foi com muita alegria que eu soube, em março deste ano,  que o projeto de edição de meu livro: Jacareí - Tempo e memória, foi selecionado pela comissão julgadora da LIC (Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí) para receber o incentivo fiscal que possibilitaria sua publicação. O livro, que resgata a memória oral de Jacareí desde 1900 a 1950, será dividido em três partes distintas: 
1. A memória oficial, onde faço um resumo desde a descoberta do Brasil (sempre buscando um olhar menos divulgado nos livros de historia, mas nem por isso, de menor importância) passando pelos fatos marcantes que nortearam o desenvolvimento do estado de São Paulo, da região do Vale do Paraíba, e finalmente de minha cidade: Jacareí. Optei por essa apresentação para que o leitor tivesse um panorama geral de como foram os primeiros séculos pós descobrimento do Brasil, até chegar à década de cinquenta de nossa história.
2. Memoria Oral. Nesse capítulo transcrevo as lembranças de antigos moradores de Jacareí, todos nascidos entre os anos de 1.893 e 1913, passando pela Revolução de 32 e terminando na Segunda Guerra Mundial 
3. Sabores do Passado, parte final do livro, resgata a memoria culinária de nosso Vale, rico em tradições tropeiras, onde a simplicidade se alia aos ricos sabores da mesa portuguesa, que recebeu, no Brasil, toda a magia da comida africana aliada a alimentação indígena, que teve na mandioca o seu principal componente.
O livro, em suas três partes, terá o apoio visual de mapas, gravuras e inúmeras fotografias que compõe o Acervo Público Municipal, e cuja inclusão nesta edição, teve o aval da Fundação Cultural de Jacareí, corroborando os fatos históricos relatados.
A empresa que escolheu apadrinhar esta edição foi a JTU - Jacareí Transporte Urbano, a quem agradeço pela confiança e prometo não decepcionar, pois acalento o sonho de ver esse livro publicado já tem algumas décadas. (Ludmila)







4 comentários:

  1. Eu que acompanho de perto o seu trabalho sei como será interessante este livro. Sucesso, Lud!
    Livingstone

    ResponderExcluir
  2. Pois então...O único problema é que ele saiu maior do que o previsto! :)

    ResponderExcluir
  3. Isso não é problema não...rs.
    Só ganhamos com isso!!!

    Estou surpresa com sua rapidez e dedicação neste projeto (de uma vida). Ansiosa em ver e ler!!

    Parabéns pela escrita, pelo blog e por todo o seu interesse em conhecer e fazer conhecer a nossa história.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Não vejo a hora de seu livro sair do forno, serei uma das primeiras a adquirí-lo, lindo seu trabalho de resgatar a história da nossa linda cidade.
    Parabéns Ludmila

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.