quinta-feira, 11 de julho de 2013


Fantasmas no Museu

escadaria no MAV: Museu de Antropologia de Jacareí
Que o Coronel Leitão era um homem danado de ruim, todos nós já sabemos!
Ruim e sem fé! Pois, onde já se viu atirar de espingarda para o Céu, ameaçando de matar todos os santos, se a chuva não parasse?
É de dar dó, não é mesmo?
Pois, lá no Museu de Antropologia, antiga residência do Coronel, dizem, até hoje, que todas as noites, os guardas que cuidam da segurança, veem uma linda moça subindo e descendo as escadarias, trajando um luxuoso vestido de renda, longo, e segurando um castiçal com três velas acesas. Ela não incomoda ninguém. Apenas passeia pelas salas enormes e vazias, o olhar vagando pelas paredes. E, porque ela anda por lá? Sua alma não encontrou o descanso eterno até agora? Existem várias versões para o fato. Os mais antigos dizem que o Coronel, enraivecido porque a filha cuidava muito dos escravos, acabou por emparedá-la, por alguns dias, num dos inúmeros nichos existentes nas paredes falsas da mansão, onde deixava seus escravos para engorda, antes de vende-los. A moça nunca mais foi a mesma, e pouco tempo depois, adoeceu e morreu numa das alcovas.  O Coronel, então, para não gastar com o enterro, acabou emparedando o corpo da pobre coitada numa daquelas paredonas enormes de taipa. Pelo sim, pelo não, quando eu trabalhei no Museu, durante quase um ano, sempre que chegava, acendia uma vela no pátio, para o descanso de sua alma. Para mim, ela nunca apareceu, já para os guardas...
Contam os antigos, também, que lá no casarão do Coronel Leitão, existe uma túnel escavado que atravessa a rua e vai dar atrás do altar da igreja da matriz. Quando o Museu passou por seu último restauro, eu cheguei a ver essa passagem, mas não me atrevi a caminhar por ela. Se alguém foi, pode confirmar essa história, que fica para uma outra vez!
(Ludmila)
Afrescos nas paredes de taipa do MAV  de Jacareí


2 comentários:

  1. ...puxa, que interessante seria percorrer este túnel!!! mas também não teria coragem...ai ai ai...muito bom o texto...amei!!...

    ResponderExcluir
  2. O Paulo fez um curta metragem com a Bia lá no Museu que conta esta história, o personagem dele era do guarda que via o fantasma!!!
    Ai! Ai! Ai! Eu também não me atreveria a passar por este túnel!
    Beijos querida, estou adorando as histórias!

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.