domingo, 7 de julho de 2013


Revolução de 32: Nossos heróis


Soldados embarcando para as frentes de batalha para defender São Paulo em 32
Se a Revolução de 32 acabou sendo vitoriosa ou não, é muito discutível, mas  é certo que muitas vidas tombaram em favor do ideal do movimento. À exemplo de muitas cidades paulistas, Jacareí também viu caírem sem vida, alguns de seus filhos:

Sargento Acrísio  Sant’Ana: nascido em 2 de setembro de 1902, em Jacareí, combateu desde os primeiros dias da revolução, pelo 6º R.I. No dia 7 de agosto foi atingido  por uma granada que dilacerou suas pernas e o braço esquerdo, e mesmo assim, mortalmente ferido, animou suas tropas a lutarem. Faleceu no mesmo dia no hospital de Silveiras, onde foi sepultado, e posteriormente teve seu corpo transladado para Jacareí.
Voluntário Gabriel Soares: nasceu em 18/07/1904. Combateu no 4º B.C.R. – Batalhão Piracicabano. Teve posição de destaque em vários combates. Foi morto por uma bala de fuzil. Está sepultado em Jacareí.
Soldado Pedro de Souza Ramos: nasceu em Jacareí em 1913. Pertencia ao 1º Batalhão do 6º R.I. Combateu desde o primeiro dia. Sua bravura, no entanto, foi demonstrada por poucos dias, pois em 15/07 foi atingido por uma rajada de metralhadora. Foi sepultado em São José dos Campos e posteriormente transladado para Jacareí.
Benoni Cardoso, Venâncio Ramos e José Amaral Palmeira, nascidos em Jacareí, também deram suas vidas, assim como outros tantos brasileiros, na defesa do ideal que São Paulo, tão nobremente, se fez de porta voz, a fim de assegurar a cada um de nós o direito de ter um governo legítimo, regido por uma constituição igualmente legítima e que corresponda às aspirações nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.