segunda-feira, 12 de agosto de 2013


Como tudo começou: Os primeiros tempos


FlorestaVirgem às margens do Parahyba de Debret
Convido-os agora, a embarcar comigo nessa viagem de volta no tempo, de retorno ao século XVII,para descobrirmos como era a vida na região de nosso Vale do Paraíba, onde se encontrava
"Um rio manso a correr entre duas serras e, às suas margens, terras planas e ondulações suaves, matas, campos, cerrados, regiões pantanosas e inúmeros ribeirões. Uma fauna variada com animais de médio e pequeno porte: veados e capivaras, antas e porcos do mato, preguiças sonolentas e, no alto dos galhos, o alarido moleque dos macacos."(Lencioni,B.S. 1987)


Segundo o historiador, "a nossa região era então habitada pelos índios das famílias tupis e tapuias. Do ramo dos tupis havia os guaianases, os tupiniquins, os temimós. Da família dos tapuias encontravam-se os maromomis, pequenos e barrigudos, e havia também os índios puris, que "como os demais, foram mortos ou deixaram a região, embrenhando-se nas matas da Mantiqueira e do Mar".
Índios do Brasil, Debret
 Sabe-se que, quando surgiram as primeiras vilas, já não havia mais população indígena aqui, nas paragens do Vale do Paraíba. Mas, nessa idílica paisagem, localizada entre as Serras do Mar e da Mantiqueira, passagem obrigatória entre os Campos do Piratininga, em São Paulo e o porto de Paraty, no Rio de Janeiro, estabeleceu-se o caminho para os bandeirantes que iam para Minas Gerais em busca de ouro, pedras preciosas e índios catequisados, mais fáceis de capturar e adaptar à vida civilizada e ao trabalho. Assim, logo começaram a surgir pequenos lugarejos, estrategicamente localizados, servindo de pontos de apoio às viagens mais longas desses desbravadores.

As estradas primitivas estravam abertas. Existiam já os caminhos conhecidos eos distantes povoados com seus núcleos de habitantes. Para o abastecimento desses moradores, iniciou-se uma nova atividade: o tropeirismo, que foi um sistema social de extrema importância para a ocupação, de fato, dos caminhos abertos pelos bandeirantes.


(Trecho retirado do livro Jacareí: Tempo e Memória, obra beneficiada pela LIC de Jacareí, a ser brevemente lançada)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.