quarta-feira, 14 de agosto de 2013


Procissão das almas revivida

Em agosto de 2010, finalizando o o curso Repensando o Folclore, que ministrei no Museu de Antropologia, revivemos, com muito sucesso e participação maciça de público, duas lendas de Jacareí: A da cobra grande, cujo cortejo saiu do Museu de Antropologia e percorreu as ruas da cidade, até o Rio Paraíba, e a procissão da almas, que saiu do Pátio dos Trilhos, em frente à Sala Mario Lago e  terminou no Cemitério do Avareí.
A procissão das Almas "ressuscitou" antigos personagens de nossa história que percorreram, solenemente, à noite, as ruas da cidade ao som de matracas, velas acesas, cruzes e ladainhas. Foi um espetáculo inesquecível, filmado pela Rede Vanguarda e que hoje faz parte do calendário de festejos folclóricos da cidade. Encenar nossas lendas, tornando-as conhecidas das novas gerações, é uma forma de preservar nossa cultura popular, tão rica em causos que ficaram gravados no imaginário de nossos antepassados.
Este ano, a Procissão das Almas sairá novamente pelas ruas de Jacareí, à meia noite da próxima sexta feira. Participem! Tragam seus filhos. Garanto que eles jamais esquecerão essa vivência tão rica em tradições e emoções.

Um comentário:

  1. Cultuar as tradições faz com que as mantenhamos vivas. Parabéns aos organizadores!
    As procissões de minha infância, em Jacareí, estão tão arraigadas em mim que quando ouço o vendedor de bijus passando e tocando sua matraca, sempre me lembro delas.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.