segunda-feira, 23 de setembro de 2013


1710 –Bartolomeu Fernandes de Faria e a Revolta do Sal


Debret,  Carregadores de sal
Corria o ano de 1710.
O sal, então, já era um produto de primeira necessidade na mesa de todas as famílias brasileiras. Ele, não apenas tornara-se indispensável como tempero que dava sabor aos alimentos, mas também, e, principalmente, era aproveitado para a conservação da carne e a alimentação do gado. O uso do sal era tão importante para a saúde, que, as pessoas que não o utilizavam desenvolviam uma doença da tireoide, conhecida como bócio, ou papo. Este mal atingia muitos habitantes de nossa região,[1] conforme o relato dos cronistas que por aqui passaram.
Em 1631, a Coroa Portuguesa criou o “Monopólio do Sal”, para ter o controle sobre a produção do produto transportado através do Porto de Santos. A intenção do governo português era garantir que boa parte dele fosse destinada a Portugal e outros importantes mercados da Europa.
O sal era uma boa fonte de riqueza para seus produtores, que chegavam a esconder o produto para que o preço subisse artificialmente, prejudicando muito os mercado interno. Esta situação permanecia sem  que quaisquer providências fossem tomadas, pela Coroa ou pelo Governador Geral.
Em 1710, Bartolomeu Fernandes de Faria, rico proprietário de terras, que morava em nossa cidade, na divisa entre os municípios de Jacareí e Guararema, revoltado com a situação, reuniu um grupo de cerca de 200 índios e escravos, e após armá-los fortemente, invadiu o porto de Santos. Lá, comprou o sal pelo preço justo, pagando inclusive os impostos devidos à Coroa Portuguesa e o distribuiu  para os consumidores que necessitavam do produto. Em seguida, carregou seus burros com todo o sal cujo peso eles podiam aguentar e empreendeu o caminho de volta à cidade. Para fugir à perseguição, Bartolomeu ordenou a destruição das pontes que ligavam a ilha de São Vicente a Santos e ao porto. Este episódio ficou conhecido como a “Revolta do Sal.”
A Coroa, desmoralizada e lesada pelo  evento, expediu uma ordem régia  de prisão e perseguiu Bartolomeu Fernandes, por oito anos, tornando-o um dos proscritos mais procurados em toda a América Portuguesa.
O temido Jacareiense  construiu uma forte guarnição em frente à sua fazenda com índios e escravos, recebendo e repelindo as tropas do governo, que levavam a intimação de sua prisão, sempre com saraivada de balas. O tempo passou e Bartolomeu, já velho, cansado e doente mudou-se de Jacareí para a Vila de Itanhaém, onde foi reconhecido, denunciado e preso. Isso aconteceu em 1719, quando ela estava com 80 anos. Ele faleceu em seguida, antes de receber qualquer pena pelo gesto de revolta contra o patrimônio de Sua Majestade, Rei de Portugal, entrando, definitivamente, para a nossa historia..


[1]Bócio, conhecido popularmente como papo,1 é um aumento do volume da tiroide ou tireoide. A causa do surgimento do bócio é a falta do sal mineral, que contem iodo.(nota da autora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.