domingo, 1 de setembro de 2013


1751- Vila de Jacareí pela descrição do Conde de Azambuja


Floresta Virgem: Rugendas
Em 1751, O Conde de Azambuja, D. Antonio Rolim, escreveu uma carta endereçada ao Conde de Val dos Reis e ao Instituto Brasileiro, remetidas de Lisboa por Francisco A. de Varhagem, Visconde de Porto Seguro, onde informa:

“..na Vila de Mogi fui dormir a uma fazenda dos padres do Carmo e no outro dia a Jacareí, que também é, falando mal, vila. Parece-me terá meia dúzia de casas tão pobres que a Câmara me esperou de capote. Seis léguas antes de chegar a ela todo o caminho é por morros muito altos, muito a pique e de uma quantidade de barro como sabão quando chove o que acontece nesta ocasião, por cuja causa passamos com bastante risco de quebrar as pernas escorregando os cavalos a cada passo, andam mas que andam tão adestrados que parece impossível as partes por onde se seguram, eu não iria a pé por
elas sem cair uma quantidade de vezes. Ao sair daquela vila há um pedaço de caminho que parece rua de  quinta, largo e cheio de boa sombra, depois de este se vai dar em campos de perdizes em que com efeito vi levantar algumas sem me afastar da estrada.”
(Affonso de E. Taunay , apud  Lencioni, C. 1991 pág 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.