segunda-feira, 23 de setembro de 2013


Documentos Importantes

Essas imagens de documentos, tão interessantes, foram enviadas para mim, pelo meu amigo Anselmo de Melo Renquena, fruto de suas pesquisas tentando identificar escravos jacareienses que serviram na Guerra do Paraguai. Em seu e-mail ele me diz:
"Ludmila, mandei uma imagem com o nome do Dr Luiz Pereira Barreto, médico do século XIX e também nome de rua em Jacareí, como vendedor de escravos. Ele assessorava o Cel João da Costa Gomes Leitão nos cuidados com os escravos e também atestava os óbitos dos escravos. Quem atestava os óbitos dos  cidadãos livres era o inspetor de quarteirão e alguns casos médicos ...segundo pesquisa que fiz em livros do cemitério de Jacareí."
O Dr. Luiz Pereira Barreto era considerado, na época, um "homem bom": católico, rico e branco; republicano eloquente...agradava os políticos da capital. São Paulo tinha interesse quanto às ideias republicanas, para ser autônomo em relação à União e não libertar os escravos, que mantinham os cafezais."
Durante as pesquisas que eu fiz para escrever o livro "Jacareí, tempo e memória", para minha grata surpresa, descobri muitas pessoas que também pesquisam e se interessam pela história de nossa cidade e que me municiaram com fotos, documentos, informações importantes. A todos vocês, minha gratidão. (Ludmila)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.