quarta-feira, 16 de outubro de 2013


Grupo Escolar Coronel Carlos Porto

Foto Acervo Público Municipal de Jacareí
O Grupo Escolar Coronel Carlos Porto, conhecido como Grupão, iniciou suas atividades em 1º de outubro de 1895, por obra do deputado Carlos Frederico Moreira Porto, que lhe emprestou o nome. A escola ocupou, de início, um casarão alugado na Rua Direita, situado nos Quatro Cantos, onde, depois, instalou-se o Pastifício Irmãos Lencioni.   Em julho de 1896,  a escola transferiu-se para prédio próprio, quando o governo estadual comprou por 30 contos de réis o prédio da família Leitão. Ali, o "Grupão" funcionou durante mais de 80 anos. Hoje, o colégio funciona no antigo pátio de recreio, do casarão que abriga o nosso Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, o MAV. Seu primeiro diretor em comissão foi o professor normalista Antonio Rodrigues Alves Pereira, que esteve à frente do estabelecimento até 25 de fevereiro de 1898, sob indicação do professor Major Olímpio Catão. Em 1908, segundo o Anuário do Ensino do Estado de São Paulo, estavam matriculados 332 alunos, dos quais 171 eram meninas e 161 meninos.
Um de seus diretores mais queridos foi, sem dúvida alguma, o Professor Mário de Moraes, que se diplomou no curso primário no Grupo Escolar Cel. Carlos Porto em 1925.
O prof. Mário formou-se como professor normalista, (estudou em Taubaté e Guaratinguetá) voltando para lecionar na escola onde iniciou seus estudos. Em 1954 ele foi nomeado como seu diretor, cargo que exerceu até 1976, por vinte e dois anos. No antigo "Grupão" de Jacareí, formaram-se várias gerações de jacareienses, inclusive, também, meus filhos. Foi um período em que o ensino público de Jacareí, distinguia-se por apresentar um alto padrão de qualidade. Época que deixou muitas saudades!

Foto dos "Quatro Cantos" com uma parte da Fabrica de Macarrão dos Irmãos Lencioni, onde, em 1895 foi instalado o Grupo Escolar Coronel Carlos Porto, que depois mudou-se para o casarão da família Leitão. 
Turma feminina de formandos do ano de  1917, foto do Acervo publico Municipal de Jacareí. Na foto aparecem o diretor Augusto Ribeiro de Carvalho e as professoras: Mercedes e clotilde Mendonça e Amaziles Ramos e Adelina Ferreira da Silva, pioneiras do ensino primário publico em nossa cidade.

Grupo Escolar Coronel Carlos Porto
Grupo escolar Coronel Carlos Porto


12 comentários:

  1. Muito legal conhecer a história da minha antiga e querida escola!

    ResponderExcluir

  2. Recebido via facebook

    Fernando Cesar Em frente ao Grupão ficava o Antonio Afonso, construção igualmente bela que foi ao chão por disputa de egos. Lamentável!
    há 5 horas · Curtir (desfazer) · 1

    Flávia Almeida Onde aprendi a ler e a escrever.
    há 5 horas · Curtir (desfazer) · 1

    Leandro Dias Fui alfabetizado lá, quantas saudades!!!
    há 4 horas · Curtir (desfazer) · 1

    Jussara Gehrke Estudei ai de 1959 a 1963, na época tinha 5º ano e depois a gente ia para o ginásio.
    há 3 horas · Curtir · 1

    Birma Vicentin minha mãe estudou lá...contava boas histórias...rsrsrs...inclusive a do esqueleto no armário...uma das lendas do lugar e que deixava os alunos irrequietos como ela assustados!...pensem numa direção má?Afinal isso era usado pra aquietar os mais bagunceiros...se fosse pego...ia pra tal sala com o esqueleto!
    há 2 horas · Curtir · 1

    Laurindo Cid Esse cassarão élindo...só conheço as lendas...participei de uma exposição...me ajudem lembrar o ano...tinham varios artistas...
    há ± 1 hora · Curtir (desfazer) · 1

    Dilza Almeida vixe...Birma Vicentin,estudei lá enaquele tempo não contavam essas "lendas"...Talvez tenhma vindo lá dos anos 30 ou 40 não????
    há 8 minutos · Curtir (desfazer) · 1

    Jussara Gehrke Acho que a Birma Vicentin está confundindo o Grupão com o Conservatório em frente, onde tinha o esqueleto!...rsrs
    há 6 minutos · Curtir (desfazer) · 1

    Birma Vicentin década de 50...rsrsrs...mas lenda é assim...pouco provável, mas sempre uma possibilidade...rsrsrs...sei que minha mãe conta que já foi parar na tal sala...mas nunca se atreveu a abrir o tal armário!
    há 6 minutos · Curtir (desfazer) · 1
    Ludmila Saharov

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos, colei os comentários que vocês publicam no face. Seria tão bom se comentassem diretamente no blog! Assim os registros e as lembranças são facilmente acessadas! Um beijo a todos!

      Excluir
  3. Comecei a estudar em 1976 justamente o ultimo ano do Sr Mario Morais.sempre muito energico com suas atitudes.dando a ele um respeito irretocavel.Assumiu posteriormente a vice Diretora D. Dagmar.
    há 6 horas · Curtir (desfazer) · 1

    Regina Fabra Estudei nesse grupo 6 meses.
    há 6 horas · Curtir (desfazer) · 1

    Maria De Fatima Bruni Cardoso Boas lembranças deste grupo(grupão). Flash back com Sr Mario Morais,dona Nina,Sr Ernani,Dona Terezinha,Sr Pedro,bons tempos.
    há 4 horas via celular · Curtir (desfazer) · 1

    Milton Antonio Nessa ultima sala em cima à direita fiz o meu 4º ano com a profª Doroty
    há 4 horas · Curtir (desfazer) · 1

    Ludmila Saharov Queridos Helena Martins Francisco Pelodan, Maria De Fatima Bruni Cardoso, Milton Antonio..publiquem seus comentários no blog. Assim ficarão gravadas as memórias de todos. Vai ser muito bom! Obrigada!Abraços!
    há 3 horas · Editado · Curtir

    Maria Furtado Saudades do se Pedro e da Dona Terezinha, eles eram serventes do grupo, tenho ótimas lembranças deles.
    há 3 horas · Curtir

    Maria Lourdes alembro
    há 57 minutos · Curtir

    Darci Mattos minha saudosa mãe estudou o primario no GE Carlos Porto na decada de 30.......minhas irmãs ainda guardam o Diploma da minha mãe.........
    há 26 minutos · Curtir
    Ludmila Saharov

    ResponderExcluir
  4. Vera Lúcia Melo da Silva Meu saudoso esposo completou o primário nessa escola.A única coisa que marcou muito a vida dele nessa escola foi de não poder pegar o diploma no Trianon,só porque não tinha sapato,sendo assim os professores não permitiram a sua entrada,pois estava de ...Ver mais
    há 18 horas · Curtir (desfazer) · 2

    Milton Antonio Meus professores: 1º ano D. Terezinha; 2º ano D. Alcina de Moraes; 3º ano Alcino Farias e 4º ano D. Doroty. Diretor Mario Moraes. Anos de 1954 a 1957. Naquela época, tínhamos que nos levantar quando chegava o professor e o diretor. Tínhamos prova de l...Ver mais
    há 13 horas · Curtir

    Darci Mattos Pois é Vera Lúcia Melo da Silva....muito triste a perversidade que os professores fizeram com teu marido.... Creio, contudo, que o resto de sua vida foi de muitas alegrias!!!! Meu pai, nessa mesma Jacarei, também foi um menino pobre e de pé no chão....Ver mais
    há 12 horas · Curtir · 3

    Evelise Aparecida Decaria Adoro passar e ver minha 1a. escola,onde estudei de 1963 a 1967, desde o jardim de infancia com D.Aparecida, passando por D. Olívia no 1o. ano, D. Amélia no 2o. ano, D. Terezinha Egidio no 3o. ano e D. Lourdes Santana no 4o. ano.Saudades.
    há 12 horas · Curtir · 1

    Eliete Dias meu amigo,DARCI MATTOS,como vc mesmo disse pois é muito triste mesmo que fizeram com o marido da amiga VERA LÚCIA MELO DA SILVA,ela não sita a época que isto aconteceu,mas posso te garantir que na decada de 80 não era diferente não,todos aqueles que se...Ver mais
    há ± 1 hora · Curtir

    Maria G Alves ELIETE DIAS E VERA LUCIA MELO E SILVA, eu também sofri discriminação nesse "Grupão"; amo as lembranças da minha escola querida, os colegas, mas sofri sim, discriminação quando meu pai deixou minha mãe e a mim e foi morar com uma desclassificada. tANTO...Ver mais
    há 50 minutos · Curtir · 1

    Eliete Dias graças a deus amiga já passou ,q se fosse hoje o bicho ia pegar pq eu não tenho estomago pra gente soberba bjossssssssss
    há 40 minutos · Curtir

    ResponderExcluir
  5. Foi no Grupão que iniciei minha vida estudantil e ali ganhei o meu primeiro livro das mãos de Mario Moraes - ele até parou de enrolar os polegares e separou as mãos para me entregar o livro. rrsss

    Tempos em que o mata borrão fazia parte do material escolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seus comentários, Carlos, sempre muito bem vindos! Abraços!

      Excluir
  6. Interessante, que nos depoimentos que colhi, muitos dos meus entrevistados recordaram que iam descalços à escola! Mas, ninguém se reportou a qualquer problema que o fato provocasse!

    ResponderExcluir
  7. Gsortei muito da sua página. Um lembrete: Todos o botões "ver mais" que cliquei não abriram a continuidade do texto. Várias histórias não puderam ser lidas até o fim. Fora isso esta ótimo! Se a concepção visual foi sua, meus parabéns. Esta numa cor que fotos antigas devem repousar.

    ResponderExcluir
  8. Olá, José Locatelli! Obrigada por seu post. A concepção visual não é minha. É de uma excelente designer gráfica de Jacareí, a Malu Santiago: maluncolia@gmail.com
    Quanto ao botão continue lendo...ele está funcionando perfeitamente. Veja se não é problema de seu computador e me dê um retorno! grande abraço!

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.