sexta-feira, 18 de outubro de 2013


Nossa Santa Casa


1850 - Jacareí ganha seu primeiro Hospital

Em 22 de fevereiro de 1850, finalmente, iniciam-se as obras para a construção do primeiro Hospital de Misericórdia da cidade.
"Ao Dr. Joaquim Moutinho dos Santos, médico português radicado na cidade, deve-se a ideia e a campanha para a instalação de um hospital em Jacareí. É o que se verifica da leitura da acta da sessão de 17 de fevereiro de 1884, quando o irmão Martins de Siqueira, ao propor-lhe o título de “Benemérito”, declarou ‘ser Joaquim Moutinho dos Santos o creador da ideia de um hospital em Jacarehy e o seu mais acérrimo defensor e executor’. É de se registrar também ter sido ainda o Dr. Joaquim Moutinho dos Santos quem executou a planta para a construção do hospital, que foi aprovada em reunião de 3/3/1850, bem como ter sido ele o zelador das obras durante doze anos, de 1850 a 1862...” (Rodrigues, R. 1953)

“22 de fevereiro de 1850: era Jacareí uma cidade de menos de dez mil almas divididas em duas classes distintas: a dos senhores e a dos escravos. Pequena aquela; enorme esta. Rica uma; paupérrima a outra.
Fartos de recursos, aos grandes centros providos de moderna assistência médico–hospitalar recorriam os senhores quando assim exigiam seus males físicos. No entanto, só bisonhos boticários, quando não ‘fazedores de mesinhas’ socorriam os pobres e os necessitados. Fácil será imaginar então o que teria Jacareí de molambos e estropiados.
Foi quando um sacerdote, evidentemente condoído da sorte e dos sofrimentos daqueles que haviam nascido sobre esteiras humildes, teve a inaudita coragem de abraçar a ideia de Dr. Joaquim Moutinho dos Santos e, em arrojada iniciativa, tomar sobre seus ombros a pesada tarefa de fundar uma instituição de caridade, uma casa de amparo aos enfermos pobres. Este o gesto inesquecível do Padre Manoel Joaquim Rodrigues da Silva, Reverendo Vigário Colado da cidade.
Por iniciativa daquele sacerdote, à tarde daquele inolvidável dia 22 de fevereiro de 1850, com ele se reuniram no consistório da igreja matriz o Padre Bento Hortiz da Rocha e alguns ilustres moradores para instalarem a “Irmandade de Misericórdia”.
Nos assentamentos da Santa Casa não se encontra qualquer referência precisa sobre a data exata da inauguração do hospital.

PS. Interessante notar que há pouquíssimas fotos antigas mostrando a nossa Santa Casa. Peço aos meus leitores que possuírem mais imagens, por favor, encaminhem para este blog, para que possamos prosseguir resgatando a história da cidade. Gratíssima a todos! (Ludmila)

4 comentários:

  1. Lendo este texto não houve como não vir à mente a figura do Dr. Pompílio Mercadante que, quando morreu, os pobres da cidades, sentados na calçada, choravam a perda do seu maior benfeitor.
    Morei muitos anos em frente à Santa Casa de Jacareí... muitas histórias na lembrança.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e pelo comentário! Se quiser compartilhar suas lembranças aqui no blog, ficarei muito feliz! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, pertenço à família Moutinho dos Santos do Sul de Minas Gerais. Gostaria de ter mais detalhes sobre a origem do Dr. Joaquim Moutinho dos Santos. Seria possível?
    Nilson Moutinho dos Santos.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sou trisneto do Dr. Joaquim Moutinho dos Santos.
    Obrigado pelo seu blog e artigos. São super interessantes!
    É possivel contactar por mail?
    Gostaria também de contactar o Nilson Moutinho dos Santos que comentou aqui também. Há contacto de email dele?
    O meu email é masf_spin@hotmail.com
    Obrigado
    Mário Fonseca

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.