terça-feira, 29 de outubro de 2013


Sabão de cinza

Eu e dona Rafaela, no quintal de sua casa em  1998, durante a entrevista
No dia em que me encontrei com dona Rafaela, ela recordou-se de como via as pessoas prepararem o sabão de cinza, e contou para mim todo o processo. Aí vai a receita para vocês.

Receita de Sabão de cinza de Dona Rafaela Mercadante

 2,5 Kg de cinza, 5 Kg de sebo, 5 litros de água, ½ Kg de soda cáustica.
Modo de preparar
"Derreta o sebo em fogo brando, até obter uma massa uniforme. Em outra lata, misture a cinza com a água e leve para fervura durante quatro horas. Desligue o fogo, deixe a cinza decantar e, a essa mesma água, acrescente o sebo. Misture bem. Junte lentamente a soda e mexa até dissolver. Distribua o produto final em forminhas e embrulhe com palha de milho seca."
O produto final é o sabão de cinza, considerado ecológico por não afetar o ambiente.Este sabão é bastante antigo, mas ainda é produzido artesanalmente em diversas regiões do Brasil. É um sabão que contém menos soda cáustica porque grande parte da necessária foi substituída pela cinza. A cinza possui uma importante propriedade que é a de branquear, purificar. Se quiser clarear tecidos rústicos, coloque-os ensaboados de molho com uma trouxinha de cinza.
No dia seguinte é só enxaguar. (Ludmila)

Sabão de cinza caseiro

3 comentários:

  1. Benedicta Peixoto Do Nascimento (Via facebook) Na minha infância eu me lembro do sabão de cinza as pessoas preparavam em casa era em barras. Lavavam as roupas brancas e depois na última água do enxague usavam aquela pedra azul chamada anil . A roupa ficava branca. Me veio a lembrança o varal com os lençóis e camisas brancas. Nossa vc foi fundo no baú heim Ludmila Saharov, bjs. querida. boa semana

    ResponderExcluir
  2. Lucy Azevedo (Via Facebook) Minha avó lavava meus cabelos com este sabão que era feito das cinzas do fogão de lenha....Nunca vi um piolho!!

    ResponderExcluir
  3. Regina Moraes, ( Via Facebook) ainda ontem, minha prima Sonia e eu falávamos sobre o antigo sabão de cinzas, que tinha os mais diversos usos, desde brilhar panelas como desinfetar machucados.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.