quinta-feira, 24 de outubro de 2013


Sabores do Passado: Tortei


Luigi Turzi e Antonia Zgarbi, foto do acervo da família, cedida por Erica Turci
Manja che ti fa bene!
Esta história começa no norte da Itália, quando Luigi Turzi e Antonia Sgarbi conseguem, em agosto de 1887,  a permissão para imigrarem para o Brasil, junto com os tres filhos nascidos em sua pátria:  Maria, com quatro anos, Mario, com dois e Anselma com nove dias. Eles desembarcam no porto de Santos e são enviados para Sorocaba, para trabalhar na lavoura. No Brasil nascem mais cinco filhos: Cesar, Virgínia, Anselmo, Rosinha e Carlos. Em Sorocaba, ficam sabendo que o governo estava distribuindo terras em Quiririm e, desta forma, mudam-se para a nossa região. A grande e querida familia dos Turci, Tursi e Turzi de Jacareí e do Vale do Paraíba são descendentes de Luigi e Antonia.
A deliciosa receita de Tortei, que segue, me foi passada pela professora Erica Turci, tataraneta do casal, que se delicia com as receitas de família.

Tortei
Massa: 1 kg de farinha de trigo, 2 ovos, água, 2 colheres de óleo.
 Amassar com as mãos até obter uma massa macia, como massa de macarrão. Deixar descansar por alguns minutos.
 Recheio: Batata doce cozida, café coado bem forte e amargo, pimenta-do- reino, sal e açúcar (só para adocicar, não para adoçar). Fazer um purê bem firme e reservar.
Modo de preparo: Abrir a massa com rolo, em tiras estreitas e compridas. Recortar em rodelas. Colocar o recheio e fazer pasteizinhos. Cozinhar os pasteizinhos em água fervente. Assim que o pastelzinho subir, retirar e colocar numa forma.
Montagem: uma camada de pastéis, regado com manteiga derretida e queijo “de ralo”. Repetir até encher a forma e... Buon appetito!

Um comentário:

  1. Oi, Sou a Andréa turci, irmã da èrica. Tenho muito orgulho também da minha familia, nossa origem, e amo esta receita.. hoje sou apreciadora e tenho uma empresinha chamada TURCIlicious comedoria gourmet.. gostaria de poder compartilhar este post no face.

    um abraço.

    Andréa Turci

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.