sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014


A II Guerra Mundial



1939 – A Segunda Guerra Mundial
Um dos mais importantes motivos para o início das hostilidades entre os países na Europa foi o surgimento, na década de 30, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler, que pretendia expandir o território alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes e partindo para recuperar seus territórios perdidos durante a Primeira Guerra Mundial. Na Itália, estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, com poderes sem limites. Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Assim, esses três países, com fortes características militares e planos de conquistas elaborados em comum acordo, uniram-se e formaram o Eixo.
O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.
Em 1941 o Japão atacou a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí) Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os Estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.
De 1941 a 1945, ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Nesse período, ocorreu uma regressão das forças do Eixo que sofreram derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA na guerra, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas.
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
Os prejuízos da guerra foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis.
Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas) cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações.

Um comentário:

  1. Minha cara, este seu conterrâneo era um doido varrido mas há de ser reconhecida sua capacidade de mover as massas.
    Unir todo o partido nazista como fez, com as pessoas usando uniformes como se militares fossem foi uma grande sacada.

    Na Itália, outro doidão prepotente que se achava um deus e reuniu poder suficiente para, em menor escala, também fazer barulho.

    E quanto ao Japão, hoje um país que causa inveja: Destruído na guerra possui um povo digno de admiração e respeito que reergueu o país transformando-o na potência que é.
    Todavia, as atrocidades que os japoneses fizeram, especialmente na invasão da China (talvez pior que os alemães X judeus) nunca é relatada.

    Grandes homens, grandes ideais...
    ...pena que tudo usado para o mal.

    Não sei de quem é, mas é uma grande verdade:
    Guerra: é quando velhos, que se conhecem, mandam jovens, que não se conhecem, matarem-se uns aos outros.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.