sábado, 8 de fevereiro de 2014


A Revolução de 32 pelos relatos do Sr. Odilon Augusto de Siqueira


Prédio da Pharmacia Popular de Rodolpho Augusto de Siqueira, pai do Sr. Odilon
Sr. Francisco Antunes da Costa, prefeito de Jacareí em 1932
Sr. Odilon Augusto de Siqueira

A memória da Revolução de 32 ainda está bem nítida para o Sr. Odilon Augusto de Siqueira, farmacêutico e prefeito de Jacareí nos anos 30 e 40."Durante a Revolução de 32, Jacareí foi ocupada militarmente e a vida rotineira da cidade sofreu rápidas transformações" afirmou. "Toda a população se irmanou, coesa, para a vitória da revolução. Jacareí se tornou parada de tropas que vinham por trem e por estrada de rodagem. Construimos depósitos de mantimentos e remédios e alojamentos. Uns 3.000 soldados passaram por Jacareí na época".

Seu Odilon trabalhava na farmácia de seu pai e foi convocado pela delegacia técnica instalada por Heitor Portugal, na antiga Prefeitura de Jacareí, no prédio Antonio Afonso (que foi derrubado na administração do Sr. Antonio Nunes de Morais) para trabalhar como chefe da assistência médica e hospitalar. "Depósitos de de mantimentos, remédios e fardamentos foram feitos na Estação da ERCB, no Grupo Escolar Cel. Carlos Porto e em várias casas de Jacareí, doados pelo governo de São Paulo e por populares."
Era prefeito na época pela segunda vez, Francisco Antonio da Costa. Contudo, apesar da agitação, a administração municipal  não se via envolvida pela delegacia técnica da revolução. "Só depois, com a derrota das tropas é que a vida rotineira de Jacareí se modificou. A curiosidade da população aumentou mais ainda no dia em que passou pela cidade o "trem blindado".
"Com o recuo das tropas tivemos que fazer alojamentos até em fábricas e vários atritos aconteceram entre tropas paulistas e do Rio de Janeiro. A cozinha coletiva foi feita no Educandário Margarida Galvão ( hoje Secretaria da Educação) e até mesmo o prédio da família Mendonça (hoje Edifício Mansão do Vale) foi ocupado". "Perdida a revolução, houve a ocupação militar de Jacareí e com ela, muitos deliquentes se misturavam.".
"Eu acho que os ideais de 32 continuam vivos. O 9 de julho de 32 continua vivo como um símbolo. A chama Constitucionalista continua acesa. É uma data histórica específica para o Brasil, embora muitos jovens não estejam sendo incentivados a estudá-la para sua maior compreensão. Uma pena!" conclui o Seu Odilon. Realmente uma pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.