terça-feira, 4 de fevereiro de 2014


Gal. Euryale de Jesus Zerbini rememora a Revolução de 32


Foto do Gal. Euryale de Jesus Zerbini, cedida por Eloisa Nascimento
O General Zerbini, como era carinhosamente chamado por todos nós, jovens que tivemos o privilégio e a honra de sermos seus amigos, era um homem admirável, acessível, sempre bem- humorado e, o mais importante: disponível para nos receber em seu apartamento, na sede da Indústria de Papel Simão (hoje Fíbria) quando o visitávamos, para longos bate- papos. O General tornou-se o diretor-administrativo da Papel Simão, em agosto de 1964, após ter sua “patente militar” caçada pelo golpe militar. Sempre na companhia de seu cão,  “Cara de Cavalo”, o General era uma fonte inesgotável de conhecimentos, que, generosamente partilhava conosco: jovens ávidos por entender, afinal, o que o Golpe Militar pretendia. Mas não era apenas sobre política que dialogávamos. O general adorava conversar sobre teologia, filosofia (não cansava de citar o filósofo Merleau Ponty), teatro, música (era grande conhecedor e admirador de óperas). Conhecia como poucos os meandros da Revolução de 32, quando serviu como Primeiro Tenente no destacamento que lembrava, com orgulho, ser o de “vanguarda da Revolução”.
Eu era muito jovem à época, casada, com filhos pequenos, assim, não podia  me estender nas visitas pelo tempo que gostaria, mas meus amigos, dentre eles, Tião Virgilino, Edvaldo Ribeiro de Oliveira, Paulinho Lemos, Godoy, dona Alba Giorgio (mãe da Nídia Natali) entre outros, adentravam a noite em conversas intermináveis, permitindo assim, inúmeras idas e voltas ao bairro de São Silvestre.
Edvaldo Ribeiro de Oliveira, jornalista, na época trabalhava como repórter e, por sua proximidade com o General, recebeu a missão de entrevistá-lo para um Caderno Especial editado pelo Jornal Valeparaibano, em 1981, intitulado: Revolução de 32: a participação do Vale.

Na próxima postagem vou transcrever para vocês a entrevista, com texto de Edvaldo. Não percam!

3 comentários:

  1. Olá, adoro saber sobre Jacareí e ficarei muito feliz se sorteada com seu livro autografado.Boa sorte pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz em ler os textos sobre meu pai no seu blog. Já faz muito tempo que ele morreu mas ainda sinto muito sua falta. Agradeço também a postagem da fotografia dele. Eu não a conhecia. Por favor, mande um abraço
    para o Edvaldo.

    Euryale de Jesus Zerbini

    ResponderExcluir
  3. George, eu lhe sou muito grata pela leitura e comentário. Certamente Edvaldo receberá o seu abraço.Tenho livros para entregar a você, à dona Terezinha e a Eugenia Cristina. Poderia me enviar um endereço para que eu os remeta? Pode escrever para ludmila.saharovsky@gmail.com Aguardo seu contato! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.