sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014


Senta a Pua






“E o distintivo dos rapazes da FAB?” *
“Era uma ema, ou um avestruz, com a cara muito brava, segurando uma pistola e um escudo  onde estava escrito: “Senta a Pua” * ( Álvaro Lourenço)

* Esse dístico da FAB foi criado pelo Capitão Aviador, depois Major-Brigadeiro Fortunato Câmara de Oliveira, Comandante da Esquadrilha Azul.
Simbologia do emblema: faixa externa verde-amarela - o Brasil
Avestruz - velocidade e maneabilidade do avião de caça e o estômago dos pilotos, que aguentava qualquer comida (referência à comida estrangeira norte-americana)
Quepe do avestruz - piloto da Força Aérea Brasileira
Escudo - a robustez do avião P-47 Thunderbolt e proteção ao piloto.
Fundo azul e estrelas - o céu do Brasil com o Cruzeiro do Sul
Revólver - poder de fogo do avião P-47 Thunderbolt
Nuvem - o espaço aéreo
Fumaça e estilhaços - a artilharia antiaérea inimiga
Fundo vermelho - o sangue derramado pelos pilotos na guerra
O grito de guerra "Senta a Púa" pode ser entendido também como "Senta o pau" ou "Desça o porrete". (página da FAB na internet).

Curiosidades - O 1o Grupo de Aviação de Caça foi criado em 18/12/42 e após treinamentos intensivos nos EUA e Panamá. Durante os treinos surgiu o emblemático grito de Guerra "Senta a Pua" uma gíria da época que significava "mete bala". Em 04/10/44 o grupo desembarcou do SS COLOMBIE em Napoles -Italia. Durante a jornada , foi criado o simbolo do Grupo: UM AVESTRUZ. É de estranhar o porque de uma ave que não é brasileira e que não voa ter se tornado o emblema que seria pintado nos narizes dos aviões do 1o GAcCa. A escolha veio de uma dificuldade de adaptação à dieta dos americanos: Muito Feijão Doce, Ovos com Bacon, Salsichas e suco de Grapefruit, que segundo o gosto alimentar, precisavam ter estomago de Avestruz para aguentar aquela comida. Assim o Cap Fortunato Camara de Oliveira fez um esboço da ave que come de tudo, a qual se tornou a marca visual do SENTA A PUA !!!!
 Fonte: 1942 - Brasil e sua Guerra quase desconhecida" de João Barone -

Um comentário:

  1. Aliando-se à todas as dificuldades, o matar a fome e comer o que viesse pela frente - assim como nas batalhas: enfrentar o que viesse pela frente.
    Vida nada fácil aos combatentes da época.

    SENTA A PÚA não só no ar, contra os inimigos, mas também à mesa em frente ao estranho gosto americano.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.