sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014



Trechos do Livro "1942 - Brasil e sua Guerra quase desconhecida" de João Barone*

" Na ocasião, os integrantes do Grupo se depararam com um desafio que já demonstrava toda a a capacidade de improviso tipica dos brasileiros. Na cerimonia de formatura e desfile de boas vindas, a tropa americana cantou o hino de sua força aérea. Momentos antes do desfile brasileiro, como ainda não havia um hino da recem criada Força Aérea, o chefe do destacamento Cap Marcilio Gibson, ordenou que a tropa cantasse " A Jardineira", antigo sucesso de carnaval. Foi entoada com toda força pelos aviadores e serviu como hino informal do Senta a Pua.
Apos o desfile, os militares americanos cumprimentaram seus colegas brasileiros pelo BELO E EMOCIONANTE HINO"

 " Ten Rezk - Na madrugada de 24/02/45, durante as ações conjuntas da Feb com a 10a Div de Montanha americana, na tomada do Monte della Torraccia, o Ten no comando do seu pelotão, protagonizou o maior feito obtido por um soldado brasileiro. Mais uma vez, enquanto segurava sua posição, permitiu a progressão das forças americanas e brasileiras mesmo ferido com um tiro na mão. Por essas ações Rezk recebeu a Distinguished  Service Cross (Cruz de Serviços Notaveis), a maior condecoração depois da medalha de honra onde apenas 3 soldados não americanos a receberam. Em seu enterro em 1999 os EUA mandaram um representante que confidenciou Não entendo vocês, brasileiros, na minha terra alguem com importantes condecorações teria recebido na vida as maiores homenagens, o respeito e a gratidão do seu povo"

*João Barone, baterista do grupo Paralamas do Sucesso e aficcionado por assuntos da Segunda Guerra Mundial, procura relevar e analisar a participação do Brasil no conflito que sangrou o mundo. Filho de um dos mais de 25 mil pracinhas que lutaram na Itália, Barone dirige sua pesquisa pelo passado do pai e do país para unir dados, curiosidades e histórias emocionantes de uma campanha incrível que muitas vezes o próprio brasileiro desconhece.

Um comentário:

  1. Nem Orlando Silva teria cantado melhor A Jardineira. Ótima sacada - the brazilian way. rrsss
    As palavras do representante americano doem fundo: o Brasil precisa mesmo tratar melhor seus filhos - os que são bons exemplos.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.