A Autora


Ludmila Saharovsky

Escritora, artista plástica, cronista, poeta
Radicada em Jacareí desde 1965.
Tem publicados crônicas, contos, poemas, ensaios e crítica de cinema nos principais Suplementos Culturais de jornais e revistas do Estado de S.Paulo, desde 1973, passando pelos jornais: O Combate, Revista Jacareí, Jornal O Jacareiense, Diário de Jacareí ( todos de Jacareí) Jornal Agora e Jornal O Valeparaibano (S.J.Campos) Diário de São José do Rio Preto, A Notícia, de São Luis Gonzaga, RS., entre outros. Foi redatora por quatro anos do jornal Saviver, da Vista Verde, em São José dos Campos e também do jornal Tablóide Cultural, em Jacareí, por um ano.
Foi redatora da Revista Perfil Mulher em diversos períodos de 1983 até 2001
Atualmente publica crônicas na revista Absollut, Revista mensal distribuída no Vale do Paraiba.
Redige há três anos do blog Espelho D´água: www.ludmilasaharovsky.blogspot.com
Ministra cursos de linguagem poética e de Folclore do Vale do Paraiba, a convite das Fundações Culturais de Jacareí e S.José dos Campos , desde 1980.


Em 2002 – Foi homenageada pela Faculdade de Letras Thereza Porto Marques de Jacareí, que deu o nome de “Ludmila Saharovsky” para a Biblioteca da Faculdade


Livros Publicados
Pitti e o Roubo do Sol (peça infanto-juvenil)
Nova Literatura Brasileira (coletânea de poemas da Editora Shogun)
Santo de casa não faz milagres (coletânea de poesia, Jacareí)
Poesia na Praça (coletânea de poesia Jacareí)
Te sei ( livro de poemas eróticos)
Vamos brincar de amarelinha (apostila de folclore)
Tempo Submerso (reportagem sobre Gulag Soviéticos)


Livros para publicar
Jacareí: Tempo e Memória (História Oral de Jacareí, coletada desde 1978, que será lançado este ano. Projeto contemplado pela LIC de 2012)
No útero de Deus (poemas) deverá ser lançado em edição bi-lingue, russo-portugues
Eu não sou Nélida Pinon (crônicas)


Peças Teatrais
A pedra e o lago
(monólogo encenado pela Cia Teatro do Interior durante o ano de 2010 e exibido nas cidades de Jacareí, São José dos Campos, Campos do Jordão. Espetáculo selecionado para a mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba em 2010 e para a Mostra Oficial de teatro em S.José dos Campos, em 2010

Te Sei
(livro transformado em espetáculo de Dança Moderna e apresentado nas principais cidades do Vale do Paraíba pela Cia Radar de Dança Contemporânea em 2003.

No útero de Deus
(Poemas transformados em peça teatral do mesmo nome, por Roberval Rodolfo, que percorreu o Vale do Paraíba e terminou sendo apresentado no teatro da ECA na USP em 2003.