quarta-feira, 29 de janeiro de 2014


1932 – A Revolução Constitucionalista no Vale do Paraíba

Foto de acervo particular, gentilmente cedida por Neta Mello (proibida a reprodução sem autorização)

Foto de acervo particular, gentilmente cedida por Neta Mello (proibida reprodução sem autorização)

Foto de acervo particular, gentilmente cedida por Neta Mello (proibida reprodução sem autorização)

Foto de acervo particular, gentilmente cedida por Neta Mello (proibida reprodução sem autorização)

“Cachoeira Paulista foi o ponto de concentração de tropas da frente norte, e dali partiam os soldados para as diversas cidades onde havia combates: Areias, Bananal, Silveiras, Queluz, Cruzeiro. Em Cachoeira instalou-se o quartel general da 2ª.D.I.O Divisão de Infantaria em Operações, sob o comando do então coronel Euclydes Figueiredo. A primeira tropa chegou A Cachoeira às 8h30 da manhã de 10 de junho. Era o destacamento policial de Guaratinguetá. Às nove horas começaram a chegar os destacamentos das cidades vizinhas e uma hora depois já havia um total de 86 praças agrupados no pátio da cadeia. Ao meio dia, chega o tenente Belmiro, da Força Pública, que se reúne com o prefeito e o delegado, explicando o que estava acontecendo na capital; ”tratava-se  de um levante militar apoiado pelo povo contra a ditadura”. Simultaneamente desembarcava na estação ferroviária de Cachoeira uma força do 6º.Regimento de Infantaria de Caçapava.” (Costa, J. 1981, pág.3)

O Túnel localizado na Estrada de Ferro de Cruzeiro, que ainda hoje é de difícil acesso, foi o palco das batalhas mais sangrentas da Revolução de 32.
É difícil calcular o número de mortos de ambos os lados. Os combates, encarniçados, contaram inclusive com a incursão de blindados, segundo depoimentos de ex-combatentes prestados ao saudoso jornalista Joaquim Costa e publicados no Suplemento Especial de domingo, 5 de junho de 1981, do jornal  Valeparaibano, intitulado: VP Revista Documento: Revolução de 32: a  participação do Vale.
A situação estratégica do túnel necessitava de muitos recursos militares e ali combateram tropas do 5º.R.I; 2º.BCP; 4º.R.I.;5º.RCD; 2º. GIAP e os batalhões patrióticos Bahia e 7 de Setembro.
“Em 19 de setembro o “Jornal do Commércio” noticia: As fortificações paulistas no setor do túnel são impressionantes. Desenvolvendo em séries, oferecem um espetáculo que causa assombro, segundo a opinião de técnicos militares.” (apud Costa J. 1981, pág. 5)
Dia 20, o jornal “A Noite” publica:
“Em forma de T, as trincheiras formavam uma linha quebrada que se estendia por toda a crista da montanha. Todas as trincheiras obedecem a uma técnica irrepreensível, como já assinalamos baseados na opinião de vários oficiais governistas. Tinham um metro e pouco de profundidade. Defendidas, ou melhor, protegidas por uma resistente cerca de trilhos de ferro, dormentes e sacos de areia, com as brechas e suportes necessários para a colocação de metralhadoras, as fortificações na toca norte do túnel foram construídas com absoluta segurança. No centro, o abrigo para a artilharia e ao lado outro abrigo, certamente destinado ao P.C., todos com uma cobertura fortíssima de dormentes e trilhos. As fortificações estavam, ainda, protegidas por uma rede de arame eletrificado. No meio da trincheira, vê-se o marco da divisa entre São Paulo e Minas” (apud Costa, J. 1981, pág. 5)
A queda sucessiva das cidades do Fundo do Vale em poder da força ditatorial, ocasionaria também a derrota do túnel. Na madrugada de 13 de setembro, os paulistas iniciaram a retirada e, às 13h as forças da ditadura ocuparam o túnel.

2 comentários:

  1. Olá Lu, tudo bem?
    Ótimo artigo, parabéns. Observei que você postou a foto de um canhão de Mato Grosso.
    Gostaria de te fazer uma pergunta. Venho fazendo pesquisas sobre a participação dos matogrossenses na rev. de 1932, e é muito difícil achar mais fotos.
    Por acaso, você tem mais fotos das armas ou soldados do sul de Mato Grosso?
    Grato,

    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Fernando. Infelizmente não disponho de mais fotos deste canhão, uma vez que as que publiquei me foram gentilmente cedidas por Neta Mello, que contactei pela Internet. tente escrever para o blog
      tudoporsaopaulo1932.blogspot.com, que é um dos melhores blogs sobre assuntos da revolução de 32. Espero ter ajudado. Abração!

      Excluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.