sexta-feira, 24 de janeiro de 2014


Vaca Atolada (receita de Dona Zulmira)


Dona Zulmira morava numa casinha deliciosa, lá no bairro do Avareí, com  um belo quintal,  no qual um espantalho bem apessoado era o guardião da horta.
Quando lá cheguei, pela manhã, conforme ela me pediu, o fogão à lenha já estava preparado.
“Vamos almoçar vaca atolada”, ela me disse. “Vou lembrando os causos, a senhora anota e a carne vai amolecendo ”. E, assim, sentadas à mesa daquela deliciosa cozinha, entre uma espiada do Saci pela fresta da porta, e as lembranças do compadre lobisomem, nosso almoço foi saindo. Uma delícia!
“O pessoal costuma usar costela pra preparar esse prato, mas a gente aqui em casa, usa qualquer carne boa pra fazer um cozido: pode ser acém, ponta de agulha, ou costela mesmo. Hoje, pra nóis come, eu fiz com acém, que vai mais depressa. Olha, dona Ludmila, minhas receitas é tudo a olho!”
“Primeiro a senhora tem que comprar umas mandiocas (aipim) muito boas, fresquinhas. Pode ser da amarela, mas eu prefiro a branca, que desmancha menos. Daí  tira elas da casca, lava muito bem lavadinhas e corta nuns pedaços grosseiros. Colhe um molho bem grande de salsinha, pica bem fininho e também deixa aí, de lado, pra quando for usar. Daí, umas horinhas antes, a senhora vai limpar a carne, picar ela e temperar com bastante alho, sal, pimenta, se gostar, e vai deixar ela pegar o tempero. Numa panelona, a senhora vai picar bem umas cabeças de cebola, deixar elas dourar e então refogar junto com a carne. Vai refogando, refogando, na própria água que a carne vai soltando. Olha...leva algum tempo. Daí vai tomando conta da panela. Acrescenta um pouco de água, de vez em quando, um bocadinho à toa, só se precisar, e deixa ela ali, cozinhando. Quando a senhora espetar com um garfo, e achar que já está num ponto bom, daí a senhora joga a mandioca, mais um bocadinho de água e deixa cozinhar até a mandioca começar a desmanchar. Aí joga o cheiro verde picado, mais uma pimentinha e come com farinha de mandioca crua. Gente, é uma delícia! ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.