domingo, 19 de janeiro de 2014


Goiabada cascão da Genny


Cozinha de roça, imagem Internet
Então, depois de descobrirmos antigas vilas e povoações indígenas, depois de caminhar por tantas estradas desbravadas por tropeiros; depois de explorar a região, através dos primitivos mapas, fotos, escritos; depois de conhecer a vida de barões e de escravos, ouvir lendas e causos, chegamos, finalmente, a outras lembranças: as culinárias.
E eis que já me vejo na horta, o avental amarrado à cintura, as galinhas ciscando, gulosas ao meu redor, enquanto colho tomates, alfaces e cheiros verdes, para começar as lides na cozinha.
As crianças brincam no balanço improvisado no galho mais forte da mangueira, o riachinho passa nos fundos do quintal, os tachos de cobre, para a goiabada, já reluzem ao sol dessa distante manhã, enquanto o fogão à lenha se prepara para receber panelas. Vocês me acompanham?
Desdobro a pequena folha de papel que o Sr. Américo Moretti me deu, quando lá estive, e leio:

Goiabada cascão da Genny

Escolher goiabas vermelhas bem maduras, lavar, tirar os fundinhos e os pontos pretos, cortar ao meio e retirar os caroços. Picar as goiabas, conservando a casca e passar os caroços por uma peneira, apertando bem, para sair toda a polpa. Jogar as sementes fora.
Para uma quantidade de 5 kg de peso colocar 30% dessa polpa passada na peneira. Para a soma de polpa + os pedaços da goiaba picada, acrescentar açúcar cristal na proporção de 700 gramas para 1 kg de fruta. Espremer 2 limões, coar e juntar na massa.
Levar ao fogo num tacho de cobre grande. Mexer com uma pá de madeira até dar o ponto. A massa espirra muito, mas não pode deixar de mexer até dar o ponto. O ponto para goiabada de corte é quando está soltando do fundo da panela. Pode-se ver se está no ponto deixando cair um pingo do doce num copo com água. Se a bolinha não derreter, é porque já está bom.
Colocar o doce em caixinhas de madeira e guardar.
O aroma delicioso invade todos os cômodos da casa e atrai pequenos insetos que vêm espiar as sobras. A sobremesa está garantida, agora, vamos ao prato principal!

2 comentários:

  1. uia,,,já passei para a Dona Lucia...para lembrá-la que fazia para gente, quando era ela, jovem mãe..Gracias....

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de goiabada... desde que não seja a cascão.
    Mas fica forte na imaginação a figura da mulher e seu fogão à lenha.

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.