domingo, 12 de janeiro de 2014


Banhos de Mar no início do sec XIX

Anúncio publicado em 14 de junho de 1917 na revista A Cigarra.

Até o ano de 1810, ninguém tomava banho de mar no Brasil. Pelo que se lê, a moda foi inaugurada por D.João VI, que entrou no mar dentro de um barril, para livrar-se de um carrapato. A moda de ir à praia começou como prescrição médica, inclusive com recomendações específicas dadas por escrito. O banho de mar era associado à  terapias medicinais para alívio de diversas doenças, dentre as quais, a "melancolia feminina".

"Os banhos de mar são indicados com vantagens desde que sejam usados como cumpre. Os anêmicos, os escrofulosos, os convalescentes em geral melhoram muito com os banhos de mar. Os tuberculosos, os cardíacos, os gotosos não devem tomar. Nos indivíduos nervosos eles provocam excitabilidade e insônia. Em nossa clínica temos observado um fenômeno curioso. Nas senhoras com tendência ao nervosismo, o uso de banhos de mar determina uma irritabilidade crescente que vai até o ataque histérico, sendo de notar que a simples moradia à beira mar não as prejudica. (...) Os banhos de mar só devem ser usados sob prescrição médica. Ao clínico compete pormenorizar as suas condições, não esquecendo o tempo de duração, segundo o estado e as necessidades do doente. Os banhos de mar fazem engordar e fazem emagrecer, conforme a maneira de toma-los."
"Para se colher todos os proveitos do banho de mar é indispensável seguir o regimen:
1. Morar à beira mar.
2. Despertar cedo, vestir-se e seguir para a praia. A roupa deve ser de flanela ou baeta grossa de cor escura, sem forros nem roupa branca por baixo. Deve constar apenas de calça e camisa para os homens e calça e blusa para mulheres. O emprego de touca de pano impermeável para estas é necessário. Os sapatos e as capas devem ficar na areia.
3. Ao chegar à praia entre-se logo no mar, procurando molhar a cabeça ou apenas a nuca com as mãos logo que a água chegue pela cintura.
4. Abaixar e levantar o corpo, recebendo as ondas de flanco.
5. Procurar respirar forte
6. Nadar ou boiar um pouco para repousar.
7. Receber novamente as ondas abaixando e levantando o corpo.
8. Não há necessidade de mergulhos, nem pulos, nem gritos, nem prolongados esforços de natação.
9. Sair da água apressado procurando logo a capa.
10. Embrulhado na capa passear ao longo da praia a fim de provocar reação.
11. Em casa, pode-se tomar banho frio.
12. A duração do banho de mar varia entre 3 e 15 minutos, segundo a constituição do doente. Os que pretendem emagrecer devem demorar mais tempo
Principais trechos do texto "Banhos de Mar", do Dr. Plínio Olinto, publicado em dezembro de 1915 na Revista da Semana.

Foi nas décadas de 30-50, quando foram construídas as primeiras estradas de rodagem que ligaram o litoral norte ao planalto, que os turistas do Vale do Paraíba conseguiram alcançar as praias com maior comodidade. Antes disso era usado o  Caminho do Mar, que ligava o planalto à Baixada Santista e que então foi restaurado e pavimentado. Na década de 40 novas rodovias ligaram o Vale do Paraíba ao Litoral Norte; Guarujá a Bertioga; Santos aos outros municípios da Baixada Santista, quando houve a inauguração, em 1947, da Via Anchieta. 
Poucos entrevistados relataram viagens de laser ao litoral, mas os que o fizeram, narraram que era uma verdadeira aventura de desbravamento. A estrada permitia acesso até um determinado ponto da Serra do Mar, de onde era preciso seguir a pé até alcançar as praias. O percurso era acidentado, em meio à picadas abertas na mata e com o constante assédio dos inoportunos "borrachudos". No litoral, que carecia de qualquer infra estrutura, os turistas precisavam "se virar"com o que conseguiam carregar: água potável, frutas, frango com farofa, sanduíches...mas, "a simples visão do mar e das praias paradisíacas já compensava todo o sacrifício." (Ludmila)




3 comentários:

  1. Edvaldo Ribeiro de Oliveira, via facebook:
    PARA SE CHEGAR AO MAR DE CARAGUÁ,OS ANTIGOS ONIBUS DO EXPRESSO RODOVIÁRIO ATLANTICO SAINDO DE SJC TINHAM DE ESPERAR OS CARROS DE BOI PASSAREM COM LATÕES DE LEITE QUE IAM PARA PARAIBUNA DE TÃO ESTREITA QUE A ESTRADA DE TERRA ERA NAQUELES IDOS. A EMPRESA TEM HISTÓRIA, AVENTURAS E FOTOS COMO A DA PRAIA MARTIM DE SÁ ONDE MORADORES IAM LENHAR NA MATA. AI,LU,BELEZA,CONTINUE.ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edvaldo, meu querido amigo! Obrigada por essas informações. E vamos lá, atrás da empresa, em busca de mais informações. Abraço pra vc também!

      Excluir
  2. que doce !!!
    melancolia se cura no mar... suspeitei *

    ResponderExcluir

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.