terça-feira, 8 de outubro de 2013


1850 – Muda o leito do rio Paraíba

Lavadeiras na beira do Rio Paraiba
O Rio Paraíba mudou de leito!
Ele passava, numa acentuada curva, nos fundos da Santa Casa de Misericórdia, banhando antes o leito da Estrada de Ferro Central do Brasil no Cassununga e completando-se além da Rua 15 de Novembro, passando pelos fundos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
A maior parte dos habitantes de Jacareí, que entrevistei, relatou que ouviram de seus pais a história de que o Barão de Jacareí desviara o curso do Rio Paraíba, valendo-se do trabalho de seus escravos, no período de uma noite. Por que o fizera? Cada qual chegou às suas próprias conclusões, conforme poderá ser confirmado nos depoimentos publicados. Essa história, de tão repetida, virou uma lenda que todos conhecem. O real motivo, porém, diverge desse entendimento popular.
“Pela leitura dos livros da Santa Casa e dos documentos que manuseamos no Arquivo do Estado, constatamos que a mudança do leito de nosso lendário rio foi feita por determinação do Presidente da Província para cortar uma grande curva que então havia entre o bairro do Cassununga e as proximidades do Matadouro Municipal. E como a Santa Casa também andou envolvida na mudança do leito do rio, vamos relatar quanto encontramos.
Em fins de 1850 ou 1851, o influente Barão de Jacareí encaminhou ao Juiz de Paz em exercício, Sr. João da Costa Gomes Leitão, o seguinte embargo:
Ilmo Sr.Juiz. Mal Supplente
Diz o barão de Jacareí, que estando presentemente o Inspetor da Estrada geral abrindo hum Furado para novo encanamento do rio Parahyba, direcção que desvia extraordinariamente o rio da povoação em reconhecido prejuízo do publico, e especialmente do supplicante, porque o seu prédio por onde passa o Parahyba perde consideravelmente de valor, como tudo se mostrará a seu tempo, vem requerer a V.Sa. Mandado de Embargo em dita obra, a fim de que esta não continue, citando-se o inspetor para a audiência deste juízo assistir aos artigos de nunciação e para todos os mais actos da cauza.
E.R.Mcê
a) Barão de Jacarehy
Despacho: Não tem lugar o que o suplente requer, visto o Inspetor da estrada Geral abrindo o dito furado por portaria do Exmo. Snr. Prezidente da Provincia e com sepção do proprietario.
Jacarehy 10 de março de 1851”
            a) Leitão. 
Essa verdadeira novela da transposição do leito do rio durou 26 anos e teve como protagonistas dois importantes personagens da história de Jacareí. De um lado, o Cel. João da Costa Gomes Leitão, grande cafeicultor e escravagista, considerado como um dos homens mais ricos da região do Vale do Paraíba, tendo como oponente o Barão de Jacareí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.