quarta-feira, 23 de outubro de 2013


Se esta rua fosse minha....


Beco do Caranguejo ou do Marreli
Publico aqui a foto da antiga Travessa da Liberdade (hoje Rua Dona Alzira Salles de Siqueira) que ligava a Praça Conde Frontin à Rua da Liberdade, hoje João Américo da Silva. No semáforo, no final desta rua, se inicia a Rua Francisco Teodoro, onde eu moro desde 1965. Muitos dos meus entrevistados referiam-se a esse ponto como o do Beco do Caranguejo, ou o Beco do Marrelli. Na década de vinte,  ali onde por muitos anos foi o Posto de Gasolina do Verdelli, existia a Fábrica de Bebidas do Frederico Lencioni, que produzia o famoso "Guaraná Pacová". Quem se recorda?
Na verdade, as ruas e  praças de nossa Jacareí, já mudaram de nome diversas vezes. Quando eu conversava com moradores antigos, muitas vezes eles precisavam explicar-me a que rua estavam se referindo. Publico hoje minha conversa com o Sr. Antonio Lemes, o "Bodinho", onde ele foi nomeando nossos logradouros pelos nomes antigos.

“Seu Antonio, o Senhor citou dois nomes de ruas de Jacareí, como eram conhecidas no tempo de sua juventude. E as outras, o Sr. se recorda como eram chamadas?”, pergunto.
Jacareí era muito pequena, nos anos 20, 30, Acho que se tinha umas 30 ruas, tinha muito, e a gente conhecia todas elas. Pra senhora ter uma idéia, as cartas chegavam aqui só com o nome do destinatário. O carteiro sabia onde cada família morava! Mas, vamos lá, puxar pela lembrança... Vamos começar pelas ruas mais conhecidas:
A gente entrava na cidade, vindo pelo bairro do São João, e já pegava a Rua da Ponte, que logo à sua esquerda tinha um terreno baldio, chamado de Largo do Esmaga Sapo, um lugar desabitado, de chão batido, onde está hoje a Praça dos Três Poderes e o Jardim Leonídia.
A Rua da Ponte é a atual Rua 15 de Novembro.
A Rua Alfredo Schurig é a antiga Rua do Rosário.
A Rua do Mercado hoje se chama Dr. Lúcio Malta.
A Rua de Baixo, e antes, Rua das Flores, é a Rua Luiz Simon.
A hoje conhecida Rua Antonio Afonso era a nossa Rua Direita e. antes de ser Rua Direita, era a Rua do Capim, que começava lá da beira do Rio Paraíba, quando ele passava atrás da Santa Casa. Mas a Rua Direita passava em frente ao Largo da Matriz e descia pela Rua da Quitanda.
A Rua Pompílio Mercadante era a Rua do Carmo.
A Rua Rui Barbosa era conhecida como a Rua do Meio e, antes, como Rua do Bom Sucesso, por causa da igreja nela localizada.
A Rua Barão de Jacareí era a Rua do Cemitério (o cemitério ficava lá onde hoje é a Casa Garboci).
Aí, a Rua Lamartine era a Rua da Prainha.
A 13 de Maio era a Rua da Cadeia, porque a cadeia ficava onde hoje está a Biblioteca Municipal, ali na esquina com a Coronel João Ferraz.
A Rua José Bonifácio era a Rua do Cubatão.
A Rua João Américo da Silva foi a Rua da Biquinha, depois, Rua da Liberdade.
A rua onde a Sra. mora, a Francisco Teodoro, era chácara da família Teodoro, e a entrada para ela era pelo Beco do Caranguejo, porque lá tinha uma loja chamada Armazém do Caranguejo, que era do Miguel Leite do Amparo.
A Rua da Caixa D’água era como se chamava a Rua Antunes da Costa.
Atrás da Igreja da Matriz, a Ladeira Benedito Prado, era chamada de Ladeira do Porto. A Praça Anchieta era o Largo da Matriz.
E tinha o Caminho do Gado, que era uma longa rua lá no Parque Brasil, mas aí já ficava muito longe do centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será exibido após aprovação do proprietário.